terça-feira, 5 de outubro de 2010

Notícia da semana: Um estranho no ninho na lista dos mais vendidos

Com "A Batalha do Apocalipse", o carioca Eduardo Spohr ocupa vaga entre os best-sellers, fato raro entre os brasileiros


Um estranho no ninho vem frequentando a lista dos livros mais vendidos na categoria ficção: há oito semanas, segundo a aferição publicada pelo "Sabático", o carioca Eduardo Spohr figura na 7ª posição, com seu romance "A Batalha do Apocalipse". Um feito especial, uma vez que essa lista é território praticamente exclusivo de estrangeiros, especialmente Dan Brown - a exceção é Paulo Coelho. "Na verdade, devo esse privilégio à ação dos meus leitores, que criaram uma divulgação eficiente nas redes sociais", conta Spohr.
"A Batalha do Apocalipse" narra o confronto entre o céu e o inferno no Dia do Juízo Final. Ablon, o personagem central, representa a própria dualidade do ser humano - trata-se de um anjo renegado que vive o dilema de não poder se juntar às tropas do Bem, mas também não quer ceder às tentações do Mal.
"Como sempre me interessei por metáforas filosóficas em filmes como 'Matrix'  e 'Guerra nas Estrelas', utilizei o mesmo recurso na história", conta o autor. "Mas isso não pode ser mais importante que os personagens. Utilizando um linguajar dos nerds, isso é um 'skin', ou seja, uma pele que você muda de acordo com o ambiente. A pele é a pesquisa enquanto o coração são os personagens, a trama".
Spohr, de 34 anos, jornalista de formação com especialização em mídias digitais, revela-se um grande devorador desse segmento da cultura pop. Ele gosta, por exemplo, do trabalho do mitólogo americano Joseph Campbell (1904-1987), cujo livro "A Jornada do Herói" inspirou diversas personalidades do cinema - Walt Disney, por exemplo, usou tal obra como parâmetro na criação dos heróis do estúdio; George Lucas confessou o mesmo quando realizou "Guerra nas Estrelas" e o mesmo aconteceu aos irmãos Wachowskis, cineastas que beberam na mesma fonte para dar vida aos personagens de "Matrix".
O livro de Spohr criou uma crescente legião de fãs. Publicado inicialmente de forma independente pelo autor, logo se tornou um sucesso de vendas no site Nerdstore, no qual atingiu a marca de 4600 exemplares vendidos apenas pela internet e divulgado espontaneamente pelos internautas.
O fenômeno despertou a atenção dos editores do Grupo Record que, por meio de um de seus selos, a Verus, contratou o título e o lançou nacionalmente este ano. Em pouco tempo, foram vendidos 20 mil exemplares, somando quatro edições. O sucesso foi consolidado na Bienal do Livro de São Paulo, quando filas enormes de leitores foram convocadas pelo twitter. "Costumo brincar que eles são meus patrões, que pagam meu salário", conta Spohr, que também ambienta sua história no Rio de Janeiro. "Por que não? Dou a desculpa de que o Brasil é um dos países neutros."


O livro "A Batalha do Apocalipse" está disponível na biblioteca para empréstimo.


Por Ubiratan Brasil
O Estado de São Paulo
30/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário