quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Notícia da semana: Sites interativos aproximam público de museus e bibliotecas

Internet abriga mostras virtuais 

Aquela exposição incrível não coincidiu com os dias de sua viagem? Quer que seu filho se interesse por arte? Dependendo da instituição em questão, é possível tirar um pouco do atraso on line.
A sofisticação dos websites permite que o internauta experimente certas atrações de maneira vivida. 
É o caso da exportação sobre o poeta irlandês William Butler Yeats (1865-1939) no site da Biblioteca Nacional da Irlanda. O visitante explora as atrações on line como se estivesse em um jogo virtual, caminhando por salas e corredores.
O Museu Nacional do Prado, em Madri, já lançou um canal do Youtube e agora abriga em seu site o PradoMedia, página que reúne o conteúdo multimídia oferecido, de jogos a vídeos sobre exposições passadas e atuais. 
O site do Louvre detalha obras, abriga minisites temáticos para exposições e eventos, e uma curiosa seção com atrações recriadas em 3D.
O site museu Casa de Rembrandt  tem visitas virtuais e jogos com atividades para crianças, como limpar a casa histórica ou ajudar o pintor a começar a pintar.
Já o site do Hermitage , em São Petersburgo, vale até para quem já visitou o museu, dada a quantidade de obras que ele abriga. As visitas virtuais são detalhadas sala a sala - e inclui até a vista de cima do telhado.
Já o site da British Library  oferece exposições on line e mesmo a possibilidade de folhear "livros" - virtuais, é claro. Não perca "Alice's Adventures Under Ground", escrito e ilustrado pelo próprio Lewis Carrol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário