quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Leitor da semana: Maria Vitória Vieira de Almeida

A leitora da semana na Biblioteca Municipal "Professor Sebas" é Maria Vitória Vieira de Almeida, de 9 anos. Ela se tornou sócia da biblioteca em abril deste ano, e a partir daí, toda semana retira um livro ou gibi para ler. Adora também fazer suas pesquisas escolares na internet.


Os livros que Maria Vitória mais gosta de ler são os de receitas, principalmente o Livro de Receitas do Sítio do Picapau Amarelo. 


A receita que ela mais gosta é essa abaixo: "As Cocadas de Narizinho".




O livro que Maria Vitória recomenda aos leitores do blog da biblioteca é: "Ponto a Ponto", da autora Ana Maria Machado. 


Ana Maria Machado (Rio de Janeiro24 de dezembro de 1941) é uma jornalistaprofessorapintora e escritora brasileira.
Formada em Letras, Ana Maria Machado lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Como jornalista, trabalhou por mais de dez anos na Rádio Jornal do Brasil. Foi uma das fundadoras, em 1980, da primeiralivraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro), que existe até hoje. Nessa década ela publicou mais de quarenta livros, e em 1981recebeu o Prêmio Casa de Las Américas com o livro De Olho nas penas.
O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil.
Atua intensivamente na promoção da leitura e fomento do livro.


No livro "Ponto a ponto", um fio de voz conta pedaços de histórias, muitas delas antigas. Cada noite uma nova, sempre sobre o mesmo tema - são 'montes de histórias de mulheres e fiapos, fios e linhas de todo tipo, ponto a ponto se tecendo e virando novas tramas'. Penélope tece um tapete de dia e desfaz à noite, enquanto espera pela volta de Odisseu; a princesa Ariadne empresta um fio para que Teseu saia do labirinto onde vivia o Minotauro; uma princesa sobe na torre de um de seus castelos, encontra uma velha fiando e, maravilhada, toca no fuso para então cair em sono profundo; uma camponesa, trancada pelo rei em um quarto e obrigada a transformar toda a palha em ouro, recebe a ajuda de um anãozinho chamado Rumpelstiltskin, que em troca quer o futuro filho dela; Aracne é desafiada pela deusa Minerva, consegue provar ser melhor tecelã e por isso é transformada em uma aranha... De ponto em ponto, num texto extremamente sensível e ilustrado com bordados, Ana Maria Machado reúne clássicos da literatura para tecer a história de uma mulher que passou a vida entoando 'E a velha a fiar' na beira do rio, onde lavava roupa de manhã, indo à igreja à tarde e contando histórias de noite. Até que um dia ela resolve mudar e bordar uma outra história, para criar um mundo novo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário