sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Grandes obras: Frankenstein

Eles o escorraçavam de todos os ambientes como se ele fosse um monstro. Ninguém queria saber de seus sentimentos, nem ligava para o fato de que talvez ele tivesse uma alma. Foi então que ele começou a matar.
Bem, vamos ser justos: ele era mesmo um monstro, mas tinha motivos pra isso. E foram esse motivos que o tornaram o personagem mais importante da literatura de horror.
Mary Shelley (1797-1851) escreveu o livro para participar de um concurso de histórias de terror, realizado na intimidade do castelo de Lord Byron. Mesmo competindo com grandes gênios da literatura universal, acabou redigindo uma das mais impressionantes histórias de terror dos últimos tempos.
Você já descobriu de quem estamos falando?



De Frankenstein, o primeiro clássico da literatura de horror. Continua tão moderno quanto no inacreditável ano em que foi publicado: 1818!
Numa época em que nem se cogitava da existência dos robôs, a jovem inglesa Mary Shelley escreveu esta fascinante história da criação de um ser artificial - e das apavorantes consequências para o homem que o construiu. De certa forma, Frankenstein foi também o primeiro livro de science-fiction.
Mary tinha 19 anos quando escreveu Frankenstein e 21 quando o livro saiu. Seu personagem, o estudante de química e biologia Victor Frankenstein, também tem 19 anos quando constrói em seu laboratório aquele horrendo ser, que, ao despertar para o mundo, torna-se consciente de que é um monstro, rejeitado por todos. Daí a sua tragédia - e a terrível vingança que ele imporá ao seu criador.
O cinema popularizou Frankenstein, embora nunca tenha feito um filme à altura do livro. E serviu também para disseminar uma série de equívocos. Para começar, Frankenstein não é o monstro, mas o seu criador. O monstro é chamado de "a criatura".
E, como você vai ver, é um comovente personagem, com quem todos nós temos motivos para nos identificar.
Em nível mais profundo, a história conduz à compreensão do ser humano, nos protótipos de um cientista, que ultrapassou os limites de sua consciência, e de um monstro que, trazido à vida em um mundo alienado, luta cada vez mais desesperadamente para fugir da solidão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário