quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Notícia da semana: Internet vira aliada para o Enem

Dificuldade é filtrar o que de bom há no material disponível na web


A geração que cresceu tendo a internet como companheira está, aos poucos, descobrindo que a rede pode ser uma aliada nos estudos. Os portais de internet, blogs, YouTube, Facebook, Twitter e jogos on line têm virado parceiros de professor e aluno na preparação para o Enem e demais vestibulares.
"É um casamento ótimo. A leitura na internet gera uma infinidade de links, de conexões. Você pode ler diferentes opiniões, ver vídeos", diz o especialista em Educação e professor do colégio Arquidiocesano, José Everaldo Nogueira Júnior.
Ao se colocar a palavra-chave "Enem" em uma busca simples no Google, sã achados 5.990.900 resultados.
Com um pouco de paciência, é possível encontrar instrumentos que auxiliem no estudo. No entanto, a maioria desse material está dispersa e nem sempre o estudante consegue filtrar o que realmente pode ajudar.
"Essa foi uma de nossas ideias. Centralizar e produzir material de qualidade para o ensino a distância, voltado para o Enem", afirma Luiz Regina Alves, desenvolvedora do EuNoEnem
Com 15 mil alunos cadastrados, o site traz aulas on line, simulados, vídeos educativos no YouTube, conteúdo em mp3, dicas de redação e um blog sobre atualidades. 
Twitter e Facebook são usados para alertar sobre novas postagens no site. 
"Pelo perfil dos estudantes, [que têm] entre 16 e 17 anos, sabíamos que a internet seria um parceiro natural nos estudos", diz Alves.
Com proposta semelhante, o site O Povo no Enem  traz conteúdo focado no Enem. Desenvolvido pela Fundação Demócrito Rocha, de Fortaleza, o site nasceu para divulgar material didático.
Com a internet, porém, foi possível agregar conteúdos, com vídeo e aulas em formato de rádio, que podem parar no aparelho mp3 dos alunos. 
Na mesma linha, estão os sites Mande Bem no Enem, Por Dentro do Enem, Enem Dicas  e Portal Enem.
Para Jucimara Roesler, diretora da Unisul Virtual, universidade catarinense com mais de 15 mil alunos matriculados no ensino a distância, a internet e as mídias sociais são pouco exploradas em suas possibilidades.
Para ela, pode-se usar o twitter para treinar redação, o Facebook e o Orkut para discutir questões sociais contemporâneas. "As possibilidades são várias essa geração está conectada. É preciso haver orientação do professor para usar esse potencial."


YouTube é a ferramenta mais usada

A principal ferramenta de internet utilizada pelos vestibulandos na preparação para o Enem e para os vestibulares é o YouTube
Um passeio pelo principal canal de vídeos da internet mostra dezenas de aulas. Uma boa dica para os alunos é recorrer às aulas postadas por cursinhos tradicionais.
Um possibilidade é o espaço de aulas que  Curso Objetivo tem no portal. O acesso é gratuito para não-alunos do cursinho.
"Os vídeos surgiram de uma necessidade dos alunos, quase uma exigência deles", diz Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário