segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Grandes autores: Zíbia Gasparetto

Zíbia Alencastro Gasparetto (Campinas, 29 de julho de 1926) é uma escritora espiritualista brasileira que se notabilizou como médium.
De descendência italiana, casou-se, aos vinte anos de idade, com Aldo Luiz Gasparetto, com que teve quatro filhos, entre os quais o apresentador de televisão Luiz Antonio Gasparetto.


Zíbia conta que, em 1950, já mãe de dois filhos, teria acordado certa noite com um formigamento no corpo. Em seguida, teria se levantado e passado a andar pela casa como um homem, falando em alemão, idioma que desconhecia. O marido, surpreendido e assustado, recorreu ao auxílio de uma vizinha, que, ao chegar à residência da família, teria feito uma oração capaz de restabelecer Zíbia. No dia seguinte, Aldo Luiz dirigiu-se a uma livraria, onde adquiriu O Livro dos Espíritos. Juntos, teriam começado a estudar a Doutrina Espírita.
Aldo Luiz começou a freqüentar as reuniões públicas da Federação Espírita do Estado de São Paulo, mas Zíbia não tinha como acompanhá-lo, pois não tinha com quem deixar as crianças. Semanalmente, entretanto, faziam juntos um estudo no lar, período em que a médium diz que principiou a sensação de uma dor forte no braço direito, do cotovelo até a mão, que se mexia de um lado para o outro, sem que ela pudesse controlá-lo. Aldo Luiz colocou-lhe um lápis e papel à frente. Tomando-os, Zíbia teria começado a escrever rapidamente. Ao longo de alguns anos, uma vez por semana, foi psicografando desse modo o seu primeiro romance, O Amor Venceu, assinado pela entidade denominada Lucius.
Quando datilografado e pronto, a médium encaminhou o trabalho a um professor de História da USP, que, à época, dirigia um grupo de estudos na Federação Espírita. Mas só quinze dias mais tarde veio a resposta, na forma de aviso sobre a escolha da obra para ser publicada pela Editora LAKE.
Atualmente, a médium diz escrever pelo computador, quatro vezes por semana, em cada dia uma obra diferente: consciente, declara ouvir uma voz ditando-lhe as palavras do texto.


Livros de Zíbia Gasparetto disponíveis na Biblioteca Municipal "Professor Sebas" 
1960 - O Amor Venceu - o amor verdadeiro supera todos os desafios.
1969 - Bate-papo com o Além - crônicas pelo espírito de Silveira Sampaio.
1974 - Entre o Amor e a Guerra - o amor entre um soldado francês e uma alemã durante a Segunda Guerra Mundial.
1984 - O Matuto - um caipira analfabeto herda uma fortuna e vence todos os que pretendiam ludibriá-lo.
1988 - Voltas que a Vida dá - contos ditados por vários autores.
1986 - Laços Eternos - uma história de amor, ciúme e redenção.
1992 - Quando a Vida Escolhe - mostrando que a vida tem o poder de escolher o que é melhor para cada um.
1996 - Sem medo de viver - uma lição de vida, inspirando-nos a vontade de viver melhor.
1999 - Quando chega a hora - a amizade e o companheirismo de três crianças.
2000 - Ninguém é de ninguém - ensina a superar os desacertos do ciúme.
2001 - Quando é preciso voltar - fugir dos problemas apenas transfere o momento de enfrentá-los.
2002 - Tudo tem seu Preço - cada um poderá obter o que quiser, se pagar o preço.
2003 - Tudo Valeu a Pena - quando se vencem os desafios, descobre-se que tudo aconteceu para o melhor.
2004 - Um Amor de Verdade - quando, mesmo amando, cada um continua sendo si mesmo.
2005 - Nada é por acaso - Uma mãe estéril, um menino indesejado, uma ligação de puro e profundo amor.
2006 - O Amanhã a Deus Pertence - Marcelo acreditava amar mas descobriu que apego não é amor.
2007 - Onde Esta Teresa? - Teresa saiu para viajar com sua amiga e nunca chegou ao seu destino. O que teria acontecido? A vida interfere a favor das relações familiares.
2008 - Eles Continuam entre Nós - Relatos de pessoas comuns, que tiveram alguma experiencia sobrenatural - cartas enviadas a radio mundial, e editadas e transformadas em um livro
2008 - Vencendo o Passado - Ensina como questões negativas do passado pode contribuir em termos de experiência. Mas para isso, é preciso vencer o que ele produz de negativo.
2009 - Se Abrindo Pra Vida - Narra a vida de Jacira, uma mulher que entristecida e anulada de suas proprias vontades, descobre no amor próprio a chave para a superação.
2010 - Eles Continuam entre Nós - vol. 2 - Conta relatos de pessoas que tiveram experiências comoventes envolvendo a intervenção dos espíritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário