sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Grandes obras: Admirável mundo novo

O "Grandes Obras" de hoje relembra um livro de Aldous Huxley, publicado em 1932, mas que não poderia ser mais atual. O livro é "Admirável Mundo Novo". O personagem Bernard Marx sente-se insatisfeito com o mundo onde vive, em parte porque é fisicamente diferente dos integrantes da sua casta. Num reduto onde vivem pessoas dentro dos moldes do passado, uma espécie de "reserva histórica" - semelhante às atuais reservas indígenas - onde preservam-se os costumes "selvagens" do passado (que corresponde à época em que o livro foi escrito), Bernard encontra uma mulher oriunda da civilização, Linda, e o filho dela, John. Bernard vê uma possibilidade de conquista de respeito social pela apresentação de John como um exemplar dos selvagens à sociedade civilizada.Para a sociedade civilizada, ter um filho era um ato obsceno e impensável, ter uma crença religiosa era um ato de ignorância e de desrespeito à sociedade. Linda, quando chegada à civilização foi rejeitada pela sociedade.
O livro desenvolve-se a partir do contraponto entre esta hipotética civilização ultra-estruturada (com o fim de obter a felicidade de todos os seus membros, qualquer que seja a sua posição social) e as impressões humanas e sensíveis do "selvagem" John que, visto como algo aberrante, cria um fascínio estranho entre os habitantes do "Admirável Mundo Novo".


Nascidos de proveta, os seres humanos (precondicionados) têm comportamentos (preestabelecidos) e ocupam lugares (predeterminados) na sociedade: os alfas no topo da pirâmide, os épsilons na base. A droga soma é universalmente fornecida, distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória - "Cada um pertence a todos"- e a higiene um valor supremo. Não existe paixão nem religião. 
Aldous Huxley prevê, neste romance, uma sociedade futura surpreendente e ameaçadora, onde a aspiração de simplificar e estabilizar um mundo novo e o culto à máquina e à racionalização criam uma humanidade que não conhece o esforço nem a dor, mas que também suprime o amor, as emoções, a arte e até mesmo a liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário