segunda-feira, 14 de março de 2011

Biblioteca "Professor Sebas" é citada como exemplo em jornal de Pirassununga

Na edição deste dia 05 de Março, o Jornal O Movimento, da cidade de Pirassununga publicou uma matéria assinada por Ricardo Missão, sobre os problemas que estão acontecendo na biblioteca municipal daquela cidade.
Em determinado trecho da publicação, a Biblioteca Municipal "Professor Sebas", de Tambaú, sob gestão da Associação Cultural "Quintal das Artes", através de convênio firmado com a Prefeitura, é citada como exemplo pela forma como é administrada, pelos projetos culturais desenvolvidos e pelo uso da internet na divulgação das atividades.
Acompanhe o trecho que fala sobre a nossa biblioteca:


Exemplo


Em Tambaú, Biblioteca tem até twitter


Em Tambaú, cidade do Padre Donizetti e de cerca de 22 mil habitantes, a Biblioteca Municipal “Professor Sebas” funciona a todo vapor, desenvolvendo projetos culturais. Além de manter um blog na internet, sempre atualizado, a Biblioteca, que recebe o nome do patrono e pirassununguense Sebas Sundfeld, tem até um twitter para que os usuários acompanhem as atualizações de novos livros e projetos.
Por lá, parece que a biblioteca não precisou de nenhum milagre ou intervenção do Padre Donizetti para desenvolver um trabalho focado na valorização do patrimônio cultural. Há um ano e meio quem cuida da biblioteca é a Associação Cultural Quintal das Artes, que aliou o teatro como forma de atrair novos leitores e manter a biblioteca longe do abandono.
Entre os trabalhos desenvolvidos pela equipe de quatro auxiliares de biblioteca, mais um bibliotecário, estão exposições culturais semanais, projetos teatrais (atualmente a biblioteca realiza o projeto “Contra o Bullying”, atraindo com o tema escolas estaduais e uma municipal) e muita informação publicada em seu blog (www.bibliotambau.blogspot.com) sobre autores toda semana.
“Nós somos uma associação multifacetada. Para abril, estamos desenvolvendo um projeto sobre Monteiro Lobato para trabalhar no Dia Nacional do Livro Infantil, previsto para dia 18. Temos ainda um grupo teatro e nos próximos meses assumiremos o museu da cidade”, disse José Ono Júnior, auxiliar da biblioteca e membro da Associação Cultural Quintal das Artes, criada há 3 anos.
“Nós tivemos um reconhecimento com o grande aumento de carteirinhas de novos usuários e do patrono, o professor Sebas. A administração municipal está contente com nosso trabalho e mensalmente temos uma verba do município para administrar a biblioteca. O dinheiro vai para renovação do acervo e dos novos títulos, manutenção e compra de materiais e para os projetos”, disse José Ono.
Outra novidade do lugar é de que a biblioteca conta com uma promoção: “O Livro é Seu”. Os sócios que retirarem livros da área de literatura infanto-juvenil, literatura universal e brasileira, excluindo livros didáticos, gibis e revistas, participam de um sorteio todo mês para ganhar um livro novinho.


Fique por dentro
O blog da biblioteca é o www.bibliotambau.blogspot.com. Ainda na internet, o leitor poderá seguir e ficar informado sobre o que está acontecendo na biblioteca “Professor Sebas”, com as atualizações no twitter, o @bibliotambau. O telefone é (19) 3673-3521. (RM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário