terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

HOJE, terça-feira, no ROCK DOCS!

Vencedor na categoria melhor documentário no Festival de Paulínia de 2011 e filme de abertura do 44º Festival de Brasília, o longa Rock Brasília - a era de ouro foi produzido por Marcus Ligocki, com imagens de arquivo, filmadas por Vladimir Carvalho desde o fim dos anos 1970.
Como a geração dos jovens de Brasília dos anos 80, filhos de profissionais liberais cheios de utopia, que se mudaram para a capital federal nos anos 60, mudou os rumos da música brasileira? O diretor investiga a origem das grandes bandas de rock que tomaram de assalto o cenário musical brasileiro a partir dos anos 80, como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e muitas outras.
O documentário é permeado por depoimentos dos grandes protagonistas do período, como Renato Russo (em imagens raras e inéditas), Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, os irmãos Fê e Flávio Lemos e Philippe Seabra, além dos artistas que se aproximaram dessa turma, como os músicos do Paralamas do Sucesso (Herbert Vianna, João Barone, Bi Ribeiro) e Caetano Veloso.
A história é pontuada por momentos inesquecíveis, como o quebra-quebra no show do Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha, em junho de 1988; e o grande show do Capital Inicial, na Esplanada dos Ministérios, em 2008, com Dinho cantando a música do colega Renato Russo: “Que País É Esse?”.
Hoje, às 20 hs, na Biblioteca Municipal Professor Sebas. O evento é gratuito e é uma promoção da Associação Cultural Quintal das Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário