quarta-feira, 13 de julho de 2011

Novos livros de literatura infanto-juvenil disponíveis na biblioteca para empréstimo

Música - Raquel Coelho
A história da música contada num texto abrangente e informativo, permeado de ilustrações criativas montadas com diversos materiais - papel, tecido, sucata -, contando um pouquinho de cada ritmo e das influências que a música brasileira sofreu ao longo da história.
"Existem muitas maneiras de se trabalhar com esses livros da coleção No Caminho das Artes em sala de aula. A melhor delas é usar o livro de atividades que acompanha cada título. Nesses cadernos de atividade, eu proponho brincadeiras, exercícios, coisas para brincar e experimentar, que podem ser realizadas em casa ou na sala de aula. Muitas atividades funcionam bem em grupo e acho que é uma boa forma de estimular a colaboração e o companheirismo entre as crianças. O livro também pode ser usado como ponto de partida para ensinar outras coisas, como história, mudanças, invenções, e assuntos que envolvam cultura e sociedade. Tudo depende da criatividade do professor!" conta a autora Raquel Coelho.


João e Maria - Jacob Grimm e Wilhelm Grimm
Para leitura de todas as idades, este livro de imagem, adaptado por Taisa Borges, faz uma homenagem à obra dos autores de contos de fadas germânicos, em quadros abertos a múltiplas leituras, enriquecidos pelo diálogo com as artes plásticas e com a memória oral.


O Rouxinol e o Imperador - Hans Christian Andersen
O Rouxinol e o Imperador é uma das mais conhecidas histórias de Hans Christian Andersen. Trata com simplicidade de temas complexos, como as relações de poder e hierarquia, a superficialidade das cortes antigas em contraponto com a beleza do mundo natural e as trocas possíveis entre os seres de diferentes classes sociais. A leitura imagética de Taisa Borges para este conto de fadas faz parte das comemorações mundiais pelo bicentenário do nascimento de Andersen, comemorado no dia 02 de abril deste ano. Os livros de imagens são uma área pouco explorada no mercado editorial, mas alguns autores brasileiros já deram o exemplo que merece ser seguido por autores novos e dedicados como Taisa.


A Bela Adormecida - Taísa Borges
Este terceiro livro da coleção Livro de Imagem traz o texto original de Charles Perrault na releitura imagética de Taisa Borges, autora de João e Maria e O Rouxinol e o Imperador, com o qual foi agraciada com o prêmio de Melhor livro de imagens de 2005 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A bela adormecida fecha o ciclo de homenagens aos contos de fadas, uma leitura impressionante para Taisa, que afirma: 
"Eu nunca tinha ouvido falar do final original descrito por Perrault, em que a mãe do príncipe é um ogro e deseja comer os próprios netos, acabando no caldeirão por suas maldades. O que nos encanta como leitores é a qualidade dos textos orais descritos na sua versão integral do século XVII". 


Reencontro com o menino poeta - Henriqueta Lisboa
Henriqueta Lisboa nasceu em 1901, e foi pioneira na criação de poemas para as crianças. Sua poesia capta o universo infantil com leveza e transforma-o em uma atmosfera sonora, marcada por um ritmado jogo de palavras. Aproximar a criança da poesia é colocá-la em contato com os seus sentimentos, sensações e emoções. Significa criar um diálogo sensível, prazeroso com ela mesma e com a realidade a sua volta.


Para Olhar e Olhar de Novo - Eliana Pougy
Este livro desperta o interesse do leitor para a arte, as obras de arte e os artistas de modo simples e poético. A história conta a aventura de um ponto e explora os elementos que estruturam a linguagem visual, fazendo com que o leitor descubra o que é arte, brincando.

Traquinagens e estripulias - Eva Furnari
Na Primeira Historia, um Menino Consegue Atropelar Pessoas e ate um Caramujo num Desastrado Passeio de Patins. em Outra, um Lepido Coelhinho da um Baile em Tres Amigos que nao Conseguem pegá-lo.


A bruxinha e o Godofredo - Eva Furnari
A bruxinha recebe a visita curiosa de um personagem bem intrigante. Entra em cena Godofredo, que já chega louco para roubar a varinha mágica.


O beijo da palavrinha - Mia Couto

Conto infanto-juvenil de Mia Couto, um dos grandes nomes da literatura moçambicana, ilustrado por Malangatana, renomado artista plástico do mesmo país.



Com vocês, Klimt! - Bérénice Capatti
Gustav Klimt nasceu em Viena, Áustria, no final do século XIX. Ele foi um dos mais brilhantes ícones da vanguarda artística vienense e é hoje muito admirado pela sensualidade das mulheres que representa. As marcas registradas de sua pintura são o uso de ouro, a rica ornamentação e a combinação de erotismo e terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário