terça-feira, 3 de maio de 2011

Gestão da Quintal das Artes na Biblioteca completa um ano

Há um ano, exatamente no dia 03 de Maio de 2010, a Associação Cultural Quintal das Artes passou a administrar, através de convênio aprovado pela Câmara e assinado com a Prefeitura Municipal de Tambaú, diversas ações culturais no município.
As primeiras ações desenvolvidas, de acordo com as prioridades da Prefeitura, foram na Biblioteca Municipal “Professor Sebas”, no Museu Histórico “Ernesto Ricciardi” e na Escola de Teatro.
Na Biblioteca, sob responsabilidade técnica da bibliotecária Joseane Cristina da Silva e contando com uma equipe completa de funcionários capacitados, o primeiro trabalho realizado foi a mudança da disposição das estantes, permitindo uma organização adequada do acervo (de aproximadamente 36.000 volumes) por áreas e um acesso facilitado aos leitores associados (aproximadamente 7.500).
A área de leitura infanto-juvenil foi ampliada, ganhou nova decoração, almofadas e pufes coloridos. Um novo espaço para jornais diários e revistas da semana foi instalado na entrada do prédio, inclusive com TV e DVD para projetos desenvolvidos.
A seção dedicada às enciclopédias e livros de consultas, recebeu o nome de “Zélia Maria da Carvalho Biella”, uma das pioneiras da biblioteca, bem como uma foto da homenageada.
Quadros de artistas tambauenses foram instalados em exposição permanente, além da foto do patrono, Professor Sebas Sundfeld e outra do Padre Donizetti Tavares de Lima, patrono do Complexo Educacional e Cultural onde é localizado este prédio.
O projeto de informatização foi iniciado com a aquisição de computadores de última geração, ligados em rede e com internet via rádio de conexão rápida. Os computadores atendem à administração da biblioteca e ao usuário.
O usuário que preferir usar seu notebook também tem acesso gratuito à internet, através do serviço de wireless, rede sem fio, instalada pela Quintal das Artes.
Foram colocadas cortinas em todas as janelas e adquiridas sete novas mesas e trinta cadeiras estofadas, todas padronizadas em cores e formas.
Nesse primeiro ano de gestão, a Quintal das Artes assinou sete novas revistas (Veja, Época, Aventuras na História, Super Interessante, Saúde, Nova Escolas e Rolling Stone), dois títulos infanto-juvenis (Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem) e um jornal (Folha de S. Paulo).
Adquiriu ainda cerca de 200 novos livros, incluindo lançamentos da Feira Literária Internacional de Paraty e da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. E recebeu a doação da Biblioteca Nacional e da Secretaria de Estado da Cultura, de aproximadamente dois mil novos livros.
A Associação também está restaurando e encadernando o acervo histórico do jornal “O Tambaú”, totalizando mais de 100 anos da história do município.
Em Abril foi instalada pela Associação uma placa nominativa do prédio e realizados os serviços de jardinagem e paisagismo. A Prefeitura concluiu o corredor externo lateral e uma área para bicicletas. A restauração da fachada do prédio também cabe à Prefeitura, seguindo normas firmadas em contrato com a arquiteta responsável pelo projeto elaborado na APA.
O trabalho de gestão da Quintal das Artes, na Biblioteca, foi citado recentemente como exemplo no jornal “O Movimento”, de Pirassununga.
Várias ações culturais foram realizadas na Biblioteca, como exposições (de quadros, peças publicitárias, objetos e livros), apresentações teatrais (Semana do Folclore, Projeto Bullying e Semana Monteiro Lobato), apresentações musicais (Orquestra de Câmera de Mococa) e lançamentos literários de autores regionais (como o livro “O Beijo do Relâmpago”).

O sócio também pode acompanhar todas as atividades da Biblioteca pelo twitter (http://twitter.com/bibliotambau) ou pelo blog (http://bibliotambau.blogspot.com). E ainda pode entrar em contato pelo e-mail bibliotecaprofsebas@gmail.com.

2011 - Os personagens das histórias de Monteiro Lobato no palco
montado na Biblioteca, incentivam a leitura dos alunos.
2011 - Paulo Rogério Rocco e os funcionários da Biblioteca no
lançamento do livro de Daniel Graciano.
2011 - Em fevereiro, Biblioteca ganhou decoração especial
de carnaval.
2011 - Exposição de quadros na Biblioteca Municipal.
2011 - Apresentação teatral do Projeto contra o Bullying.



2010 - Alunos assistem atentos a apresentação do Teatro
de Fantoches na Biblioteca Municipal.
2010 - Funcionários da Biblioteca e atores do Teatro
de Fantoches.
2010 - Atores caracterizados como personagens do Folclore.
2010 - Alunos posam para foto com os atores no Projeto
Agosto Folclórico.
2010 - Crianças assistem um vídeo sobre biodiversidade, depois
de lerem livros sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário