segunda-feira, 22 de julho de 2013

Novos livros disponíveis para empréstimo

Muito longe de casa - Ishmael Beah
Trezentas mil crianças-soldado, lavagem cerebral, entorpecentes, abusos dos senhores da guerra, morte. Muitas hoje ainda sofrem com as conseqüências. Fã de hip hop e de boa literatura, Ishmael Beah, após passar a infância e a adolescência na roda-viva da guerra, foi reabilitado pela Unicef e teve a chance de contar o que qualquer ficção jamais conseguiria recriar. Uma narrativa convincente, de linguagem bem acabada da visão do inferno, por quem esteve lá e conseguiu sair com vida.

Malu de bicicleta - Marcelo Rubens Paiva
Luiz Mario é um empresário da noite paulistana, 'bon vivant' e mulherengo que coleciona casos amorosos. Até ser atropelado de bicicleta pela carioca Malu, na orla do Rio de Janeiro. O casal vive um romance perfeito, que é abalado com a descoberta de uma enigmática carta de amor.

Prenda-me se for capaz - Frank Abagnale Jr.
O livro - que virou filme, interpretado por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks e com direção de Steven Spielberg - traz as memórias de Frank Abagnale Jr., um vigarista que, no fim dos anos 60, roubou centenas de milhares de dólares, usando uma falsa identidade de piloto da Pan Am e uma pilha de cheques frios.

Não és tu Brasil - Marcelo Rubens Paiva
Fundindo elementos históricos à ficção, Marcelo Rubens Paiva recria neste livro o cerco aos guerrilheiros da VPR - Vanguarda Popular Revolucionária, organização de guerrilha comandada pelo ex-capitão Carlos Lamarca -, no Vale do Ribeira, em 1970. O episódio conhecido como a Guerrilha do Vale do Ribeira impôs uma surpreendente derrota aos mais de 1500 homens das Forças Armadas que perseguiam cinco guerrilheiros.

Blecaute - Marcelo Rubens Paiva
Neste livro, três amigos universitários fazem uma expedição às cavernas do Vale da Ribeira. Ao explorarem o interior de uma gruta, são pegos de surpresa por uma enchente e ficam presos por três dias. Quando finalmente retornam a São Paulo, descobrem que as pessoas se transformaram em estátuas. A cidade, na verdade, o mundo, foi atingido por algo inexplicável. Os únicos 'sobreviventes' são eles.

O homem que conhecia as mulheres - Marcelo Rubens Paiva
Com uma narrativa divertida e sexy, 'O homem que conhecia as mulheres 'orienta os leitores pela selva urbana povoada por figuras deliciosamente familiares, como a Pingucinha (aquela garota enturmada, bonitinha, independente e com o fígado prestes a explodir), a Iogue (que faz cursos no Nirvana e tem um namorado viciado em metadona), a Beach Girl (que fuma um beque de vez em quando e namora um surfista que está na Austrália como pedreiro), e a Tarja (que vive à base de Rivotril e acha tudo uma derrota). São 30 perfis cruéis, engraçados, deliciosos na sua exatidão. Os homens não ficam de fora desta exploração da espécie. O autor nos apresenta, por exemplo, Hugo, um sujeito que já nasceu inadequado; e constata que o solteiro mulherengo, no fundo, inveja os amigos casados. O livro traz ainda, em um texto pontilhado de humor, dois contos sobre a natureza da paixão e do desejo - as ciladas das relações de um homem rendido pelas mulheres - um amante em série -, e a saga kafkiana de um outro que acaba nos tribunais por conhecer profundamente o sexo oposto. Para dar contorno às curiosas criaturas que formam esse caleidoscópio do caos é preciso não temer a aventura de explorar a alma humana. É preciso também ser um observador sagaz dos padrões de comportamento e das constantes armadilhas em que caem o bicho-homem e o bicho-mulher. O escritor Marcelo Rubens Paiva circula entre as feras com intimidade e as coloca em foco. Do contrário, seria fácil se perder em meio à rica fauna urbana. Ela desorienta, assusta e fascina.

Feliz ano velho - Marcelo Rubens Paiva
Publicado originalmente em 1982, este livro é um relato do acidente que deixou Marcelo Ruben Paiva tetraplégico, poucos dias antes do Natal de 1979. Jovem paulista de classe média alta, vida boa, muitas namoradas, ele vê sua vida se transformar num pesadelo em questão de segundos. Durante um passeio com um grupo de amigos, Marcelo resolve dar um mergulho no lago. Meio metro de profundidade. Uma vértebra quebrada. O corpo não responde. Começa ali, naquele mergulho, a história de 'Feliz Ano Velho'. Apesar do tema trágico, 'Feliz Ano Velho' tem momentos de humor, ternura e erotismo. Marcelo se encarrega de colocar em palavras a relação de amor e respeito à mãe, o carinho das irmãs, a camaradagem e o encorajamento da turma, as festas e fantasias sexuais.

O palácio da meia-noite - Carlos Ruiz Zafón
Ben e Sheere são irmãos gêmeos cujos caminhos se separaram logo após o nascimento- ele passou a infância num orfanato, enquanto ela seguiu uma vida errante junto à avó, Aryami Bosé Os dois se reencontram quando estão prestes a completar 16 anos Junto com o grupo Chowbar Society, formado por Ben e outros seis órfãos e que se reúnem no Palácio da Meia-Noite, Ben e Sheere embarcam numa arriscada investigação para solucionar o mistério de sua trágica história Uma idosa lhes fala do passado- um terrível acidente numa estação ferroviária, um pássaro de fogo e a maldição que ameaça destruí-los Os meninos acabam chegando até as ruínas da velha estação ferroviária de Jheeter’s Gate, onde enfrentam o temível pássaro Cada um deles será marcado pela maior aventura de sua vida Publicado originalmente em 1994, O Palácio da Meia-Noite – segundo romance do fenômeno espanhol Carlos Ruiz Zafón – traz uma narrativa repleta de fantasia e mistério sobre coragem e amizade.

Oitava confissão - James Patterson
Na ópera de São Francisco, os milionários mais glamourosos da cidade assistem à grandiosa apresentação de Don Giovanni. Divertindo-se com os amigos, Isa e Ethan Bailey não imaginam que um assassino está em sua mansão e os aguarda para executar uma terrível vingança. No momento propício, ele vai cometer o crime perfeito. Encarregada de investigar as mortes na alta sociedade, a tenente Lindsay Boxer também precisa ajudar sua amiga Cindy Thomas no caso de um morador de rua que foi brutalmente executado. Ao conhecer mais a história daquele homem, Cindy percebe que tem uma preciosidade nas mãos e faz de tudo para levá-la a público, descobrindo, sem querer, a conexão com uma rede criminosa. O Clube das Mulheres contra o Crime precisa desvendar esses dois mistérios e tem ainda o desafio de se manter unido. Lindsay nota que seu parceiro, Richard Conklin, e Cindy estão cada vez mais próximos e o ciúme estremece a relação dos três, podendo comprometer as investigações. No fim, o Clube pagará um alto preço por se envolver nessas duas caçadas.

Quando você voltar - Kristin Hannah
Como tantos casais, Michael e Jolene não resistiram às pressões do dia a dia e agora estão vendo seu relacionamento de doze anos desmoronar. Alheio à vida familiar, Michael está sempre mergulhado no trabalho, não dá atenção às duas filhas e não faz a mínima questão de apoiar a carreira militar da esposa. Então Jolene é convocada para a guerra. Ela sabe que tem um dever a cumprir e, mesmo angustiada por se afastar de casa, deixa para o marido a missão de cuidar das meninas e segue para o Iraque. Essa experiência mudará para sempre a vida de toda a família, de uma forma que ninguém poderia prever. No front, Jolene depara com a dura realidade e precisa, mais do que nunca, recorrer à sua força e inteligência para se tornar uma heroína em meio ao caos. Em suas mensagens para casa, ela retrata um mundo cor-de-rosa, minimizando os horrores que vivencia com o objetivo de proteger todos do sofrimento. Mas toda guerra tem um preço, e ela acaba se vendo protagonista de uma tragédia. Agora Michael precisa encarar seus medos mais profundos e travar uma batalha em nome da família.

Armadilhas da mente - Augusto Cury
Camille é uma mulher bela, rica e brilhante, capaz de deixar as pessoas impressionadas com sua habilidade de debater e argumentar. Mas seus diplomas e seu intelecto não foram suficientes para evitar que se tornasse vítima de suas próprias emoções. Casada com o banqueiro Marco Túlio, Camille sempre foi fechada em seu próprio mundo. Crítica, obsessiva, pessimista, não gostava de ser confrontada e não se curvava diante de ninguém, nem de psiquiatras ou psicólogos. Não concluía nenhum tratamento. Vendo a depressão, as manias e as fobias de sua esposa se agravarem, Marco Túlio resolve comprar uma linda fazenda para que ela possa se afastar do estresse da cidade, respirar ar puro, se reconectar com a natureza e, quem sabe, com ela mesma. Mesmo assim, transtornos mentais a impedem de sair de casa e pesadelos constantes não a deixam dormir. Enclausurada em sua própria mente, Camille piora a olhos vistos. A reviravolta, porém, muitas vezes começa onde menos se espera. Quando conhece o excêntrico jardineiro da fazenda, Camille se surpreende com sua inteligência e, ao interagir com ele, a alegria volta pouco a pouco ao seu coração. Em seguida entra na sua vida o sábio e instigante psiquiatra Marco Polo, que a estimula a superar os conflitos e procurar um personagem que deixara pelo caminho - ela mesma. Camille terá que aprender a se perdoar e a compreender pessoas 'imperdoáveis'.

Sentimento do mundo - Carlos Drummond de Andrade
Sentimento do mundo' procura mostrar o poeta mineiro atento aos acontecimentos políticos de sua época. Esse Drummond visto como humanista lamenta que as pessoas mantenham olhos cerrados para o mundo, a ponto de permitir a violência - a Segunda Guerra Mundial e a ditadura getulista - e de trocar a compaixão pelo egoísmo de quem vive fechado em si mesmo ou em um 'terraço mediocremente confortável'. Tal responsabilidade coletiva se dá inclusive nos poemas em que o autor aborda temas mais pessoais, como 'Revelação do subúrbio', no qual um retorno a Minas Gerais o desperta para a tristeza da noite vista pela janela do carro. A visão de mundo sombria e pouco otimista não o impede de ser lírico nos 'Menino chorando na noite' e 'Noturno à janela do apartamento'. E ainda sobra tempo para Drummond homenagear o amigo Manuel Bandeira, num 'apelo de um homem humilde' que funciona ainda como um elogio e uma reflexão sobre o fazer poético.

O julgamento de Gabriel - Sylvain Reynard
Eles estão vivendo uma paixão arrebatadora. Mas muitas pessoas são contra esse amor. Gabriel Emerson e Julia Mitchell se conheceram há muito tempo, quando ela ainda era adolescente, numa noite mágica e confusa. Mas, apesar de todo o sentimento que nasceu entre eles, no dia seguinte seus caminhos se separaram. Anos depois eles se reencontraram quando Julia começou o mestrado na Universidade de Toronto. Gabriel era um professor enigmático, sedutor e muito arrogante que a atormentava e perseguia. No entanto, o que mais fazia Julia sofrer era ele não se lembrar dela. Mas nem mesmo o insensível Gabriel é capaz de resistir à profunda conexão que existe entre eles e logo os dois embarcam numa tórrida paixão proibida. Com o fim do semestre e do curso ministrado por Gabriel, eles deixam de ser professor e aluna e enfim estão livres para viver seu amor. Ou pelo menos era o que pensavam. Após uma viagem romântica para a Itália, durante a qual Gabriel ensina a Julia todos os mistérios do prazer e, em troca, aprende com ela o significado do amor verdadeiro, os dois veem seus sonhos ameaçados. Duas denúncias junto ao Comitê Disciplinar da Universidade põem em risco o emprego de Gabriel e a carreira brilhante e promissora de Julia. Será que o professor vai ceder às ameaças ou irá lutar até o fim por sua amada? Será que essa paixão conseguirá resistir a um julgamento implacável?

O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam - e não deveriam - compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível - as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário