terça-feira, 18 de outubro de 2011

Novos livros disponíveis na biblioteca

Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden
Memórias de uma Gueixa é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.


Se Eu Fechar os Olhos Agora - Edney Silvestre

Numa pequena cidade da antiga zona do café fluminense, em abril de 1961, no dia em que Yuri Gagarin saiu da órbita terrestre, descortinando um universo de possibilidades para a humanidade, dois meninos de 12 anos ? de classe média baixa, um filho de ferroviário, outro de açougueiro ?, encontram o corpo de uma linda mulher, que foi morta e mutilada, às margens de um lago onde vão fazer gazeta. Eles não aceitam a explicação oficial do crime, segundo a qual o culpado seria o marido, o dentista da cidadezinha, motivado por ciúme. Ele era frágil demais para o ato necessário a tanta devastação. Começam uma investigação ajudados por um velho que mora no asilo da cidade, um ex-preso político da ditadura Vargas. Acabam descobrindo não só a verdade sobre o crime mas também toda a hipocrisia de uma cidade de coronéis que, mesmo numa época em que o Brasil caminha para a industrialização, tentam a qualquer custo manter o poder absoluto. Para os meninos, um terrível caminho de amadurecimento e chegada à vida adulta. 



O Estranho Caso do Yoda de Origami - Tom Angleberger
Doug é um garoto muito, muito estranho! 
Ele sempre faz coisas esquisitas, como usar a mesma camiseta durante um mês, dançar feito maluco e se deitar no chão da biblioteca. Isso é constrangedor, principalmente para Tommy, que passa o recreio com ele todos os dias. 
Por outro lado, Doug faz uma coisa muito legal: origamis. Um belo dia, ele cria um dedoche de origami do Yoda, o sábio personagem da saga Guerra nas Estrelas. E aí tem início um grande mistério. 
O Yoda de Origami prevê o futuro e sempre sabe como lidar com uma situação difícil. Seus conselhos funcionam mesmo e logo a maioria dos alunos da escola está fazendo fila em busca de soluções para seus problemas. 
Tommy não entende como o Yoda de Origami pode ser tão sagaz se o Doug é tão sem noção. Será que o Yoda está usando a Força? Tommy precisa resolver esse mistério antes de aceitar seu conselho sobre uma garota. 
Este é o relatório que Tommy preparou ao investigar O Estranho Caso do Yoda de Origami. Para torná-lo imparcial, ele incluiu os comentários de Herbert, um colega que nunca acreditou no Yoda de Origami. Também pediu a opinião de Kevin, que só fez uns rabiscos em volta do texto. Veja como ficou!



Rakushisha - Adriana Lisboa
Em Rakushisha, a escritora mergulha na cultura japonesa ao narrar os caminhos e descaminhos de Haruki e Celina, dois brasileiros que se conhecem por acaso e acabam viajando juntos para o Japão, ao mesmo tempo que revisita as imagens e a obra do poeta do século XVII Matsuo Basho.
Através dos olhos dos protagonistas, uma ocidental e um oriental ocidentalizado, o leitor descobre as nuances inesperadas e muitas vezes contraditórias do Japão moderno. É na solidão de estar num país de cultura tão diferente que os segredos de Haruki e Celina vêm à tona.
Unidos pelo acaso e por um crescente amor ao texto de Basho, pioneiro do estilo haikai e não por coincidência autor do livro cuja tradução Haruki tem a encomenda de ilustrar, os personagens levam o leitor a uma viagem fascinante de descobertas e surpresas.

Música: vigência do pensar poético - Antonio Jardim
Se, de outro modo, compreendermos o concreto como contrário ao pensar, aí, talvez, inicialmente consigamos ver algum sentido provisório. Dizemos provisório porque precisamos tentar entender o que aqui se está compreendendo por concreto. Concreto aqui é, na verdade, uma metáfora realizada a partir de argamassa utilizada, por exemplo, pelos pedreiros nas construções. Portanto, concreto aqui, tenta dizer do que se solidifica, do que acaba sendo sólido, do que é firme e seguro, daquilo sobre o qual nos podemos pôr em segurança. No entanto, não é bem isso que há dito na palavra concreto. Concreto é uma palavra que tem origem no latim cum-crescere > concrescere quer dizer crescer junto, crescer com. Desse modo, concreto não é só que tem massa, o que é seguro e firme. Antes pelo contrário, na medida em que é crescer, impõe movimento, dinâmica e, conseqüentemente, risco. Concreto é, assim, tudo aquilo que é capaz de desencadear realidade. E é nesse desencadear realidade que o concreto se vê melhor e mais propriamente realizado. Desencadear realidade é também, a seu modo, um modo de realização de pensar. À sua maneira, é isso que privilegiadamente realiza o pensar. É no desenvolvimento e no desdobramento desse cuidado que o pensar é mais pensar, é quando ele se realiza como um penso, ou seja, aquilo que desenvolve um processo de cura, que cuida e vela o real. É por esse desencadeamento que o pensar realiza o mais alto grau de sua vigência. Pensar é pensar o real.


Tempo de Esperas: O Itinerário de um Florescer Humano - Padre Fábio de Melo
A felicidade pode estar na simplicidade da vida, e o caminho de reflexão dos personagens nos mostra como enxergá-la. 
Dois personagens, Abner e Alfredo. De um lado, um velho professor que resolveu refugiar-se numa vida simples, abandonando todas as glórias da vida acadêmica, e de outro, um jovem estudante de Filosofia, cujo sonho é alcançar o que o professor resolveu abandonar. 
Num contexto de desilusões e esperanças, estes dois homens estabelecem uma instigante troca de correspondências. Através de confissões corajosas e sinceras, eles descobrem que muito mais que estarem em lados opostos do desejo, como se fossem o passado e o futuro de uma mesma existência, eles estão diante do desafio humano que nunca cessa: compreender o tempo das esperas. 
Amor, rejeição, felicidade, ego e o valor do sucesso são questões que se colocam sobre todas as pessoas. Ao procurar o professor Abner em busca de alívio para a dor da perda de um amor, o jovem Alfredo inicia com ele uma caminhada de descoberta e reflexão. 
Entre discussões sobre filosofia, amor, amizade e felicidade Alfredo e Abner trilham juntos o caminho para o entendimento da condição humana e da busca da felicidade. Desta forma, descobrem o amor fraternal, a amizade e a humildade.

Fábulas: Histórias de Esopo e La Fontaine para o nosso tempo - Paulo Coelho
Em 'Fábulas - Histórias de Esopo e La Fontaine para o nosso tempo', Paulo Coelho faz uma seleção de 96 fábulas. Este é um livro para os filhos, para os pais, e para os pais lerem com os filhos. Segundo o autor, é um eficaz instrumento para transmitir às crianças valores de ética, moral e comportamento.



Podemos dizer adeus mais de uma vez - David Servan-Schreiber
O médico David Servan-Schreiber descobriu um tumor agressivo no cérebro em 1992 e recebeu um prognóstico de que dificilmente sobreviveria mais do que seis meses. Sobreviveu quase 20 anos e morreu em julho de 2011. David estudou para descobrir como poderia contribuir para a própria cura e criou um programa anticâncer, baseado em evidências científicas, que o ajudou a fortalecer seu organismo e a superar uma recaída anos mais tarde. Seu livro 'Anticâncer', procura advogar uma postura proativa do paciente, ao mesmo tempo em que defende o uso de terapias alternativas aliadas à medicina tradicional. Neste livro, David se despede dos familiares, amigos e leitores e tenta abordar as questões da vida que todos têm de enfrentar.


Diário de uma garota nada popular: Histórias de uma baladeira nada glamourosa - Rachel Renée Russel
Acostumada com a nova escola e tendo duas melhores amigas por perto, a vida está melhorando para Nikki Maxwell, principalmente depois que Brandon, sua paixão secreta, a convidou para ser sua parceira de laboratório. No entanto, quando ouve a menina má do colégio, MacKenzie, dizer que será o par de Brandon na festa de Halloween, Nikki fica decepcionada e aceita passar a data ajudando na festinha de sua irmã mais nova, Brianna. Após descobrir que MacKenzie estava mentindo e que seu sonho de ir à festa com Brandon pode se tornar realidade, Nikki percebe que terá de se revezar entre os dois eventos, sem atrapalhar sua relação com quaisquer partes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário