quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Novos livros disponíveis para empréstimo
Carcereiros - Drauzio Varella
Em Estação Carandiru, que desde 1999 teve mais de 500 mil exemplares vendidos, Drauzio Varella focou seu corajoso relato na população carcerária de um dos presídios mais violentos do Brasil. Como médico voluntário, pôde revelar o intricado código de ética da cadeia, bem como descrever, sem julgamentos morais ou sentimentalismo, os habitantes daquela estrutura tão particular.
Mas os vinte e três anos que o autor tem passado atuando em presídios brasileiros também o aproximaram do outro lado da moeda: as centenas de agentes penitenciários que, trabalhando sob condições rigorosas e muitas vezes colocando a vida em risco, administram toda a população carcerária do Brasil.
Foi com um grupo desses agentes que Drauzio passou a se reunir depois das longas jornadas de trabalho, em um botequim de frente para o Carandiru. Em 2002, o governo do Estado demoliu a Casa de Detenção, mas o grupo seguiu se encontrando regularmente. E é a partir dessas reuniões, somadas à longa experiência no sistema carcerário de São Paulo, que o autor conduz os relatos de Carcereiros, segundo volume da trilogia iniciada por Estação Carandiru (o terceiro livro, Prisioneiras, terá como ponto de partida o trabalho do médico na Penitenciária Feminina da Capital).
Surgem, assim, as histórias das rebeliões vistas de dentro, por quem estava na derradeira linha de negociação com os presos. Do silêncio que antecede uma explosão de violência à crise em suas últimas consequências, acompanhamos de perto a atuação daqueles que, muitas vezes agindo em condições precárias, são os únicos capazes de lidar com as leis internas que regem uma prisão.
Pessoas que, na imensa maioria, não estão lá por vocação ou chamado. Atraídas pela segurança de um emprego público, tornam-se improváveis especialistas em psicologia, sociologia e tantos outros ramos das ciências humanas. Passam a detectar pequenos sinais, indícios e movimentações que, se não fossem previstos, acarretariam em tragédia. E levam, para o seio de suas vidas, as cicatrizes da violência.
Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor
Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.
O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.
Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.
Sua Vida em Movimento - Marcio Atalla
Do educador físico do quadro "Medida Certa" do Fantástico, chega um livro para todo mundo que já deu uma desculpa para não se exercitar.
"Não tenho tempo para me exercitar". "Não gosto de academia". "Segunda-feira eu começo".
Você já deve ter dito pelo menos uma dessas frases, se não todas, para justificar o sedentarismo. É inegável que a maior parte da população brasileira passa o dia todo fora de casa trabalhando - ou dentro de casa trabalhando - e à noite não tem disposição para nada que não seja ver televisão, navegar na internet ou comer. Mas, em Sua vida em movimento, o educador físico Marcio Atalla derruba um mito: não há desculpa para não se exercitar.
Há mais de dez anos, Atalla se dedica a ajudar as pessoas a ter uma vida saudável em qualquer situação. Sua filosofia é simples: é preciso ter consciência da importância de cuidar do próprio corpo, seguindo uma alimentação equilibrada e praticando exercícios regularmente, não importa qual sejam as dificuldades da sua rotina. Nos últimos anos, ele tem pregado essa necessidade de um novo estilo de vida em programas de televisão, colunas em revistas, sites, livros e eventos.
Em Sua Vida em Movimento, Atalla apresenta alternativas para que homens, mulheres, crianças e idosos cuidem da saúde sem desculpas. Por meio de casos reais de alunos, ele dá dicas de como se alimentar bem, incluir o movimento no cotidiano e associar o lazer à atividade física, transformando completamente a atitude em relação ao corpo. Em um nível mais avançado, também ensina a traçar metas pessoais e a organizar e pôr em prática um programa de exercícios.
Os benefícios da adoção desse novo estilo de vida não se restringem à saúde física, mas também melhoram a autoestima, a saúde mental e a qualidade de vida como um todo. Sua vida em movimento é, portanto, um manual indispensável da boa saúde e do bem-estar nos tempos modernos, indispensável para qualquer pessoa que queira começar a viver melhor agora.
Orientações básicas para:
Alimentação Saudável
1- Alimentar-se de maneira fracionada, ou seja, comer porções reduzidas a cada 3 horas, fazendo de 5 a 6 pequenas refeições por dia;
2- Reduzir o consumo de gorduras, sobretudo as gorduras saturadas, aquelas que estão em produtos industrializados, manteigas, sorvetes, carnes vermelhas, leites, queijos amarelos, e etc.;
3- Consumir até 4 gramas de sal por dia, e não ultrapassar essa cota; Consumir menos açúcar durante o dia. O excesso de açúcar não só pode ajudar no aumento do peso, mas pode trazer problemas mais sérios á saúde.
4- Não esperar sentir sede para beber água, a dica é consumir um copo a cada hora, chegando a 2 litros ao final do dia, sempre de forma fracionada ao longo do dia;
5- Introduza alimentos que sejam ricos em fibra à sua alimentação, elas estão nas frutas, grãos integrais, legumes, etc.
Atividade Física Regular
1- Faça, pelo menos, 150 minutos de atividade física aeróbia (corrida, caminhada, natação) durante a semana, divididos, preferencialmente em 5 dias;
2- Faça, pelo menos, 2 sessões de 30 minutos de atividades físicas de força, que promovam ganho ou manutenção de massa muscular (Pilates, musculação, ginastica funcional);
3- Guarde um dia da semana, pelo menos, para descansar, e não fazer exercício, o corpo precisa se recuperar e o repouso é fundamental para a recuperação.
Sobre o Autor:
Marcio Atalla nasceu em 1970, em Belo Horizonte. Formou-se em educação física na Universidade de São Paulo e especializou-se em treinamento de atletas profissionais, concluindo depois a pós-graduação em nutrição aplicada à atividade física e a doenças crônicas, também na USP.
Foi apresentador do programa "BemStar", da GNT, e participou dos quadros Medida Certa e Medidinha Certa, do Fantástico. É coautor do livro Medida Certa: Como chegamos lá!, autor de Segredos do GNT para o seu "BemStar" e tem uma coluna na revista Época.
Ladrão de Almas - Alma Katsu
No turno da noite em um hospital em Maine, Dr. Luke Findley espera ter outra noite tranquila com lesões causadas pelo frio extremo e ocasionais brigas domésticas. Mas no momento em que Lanore McIlvrae - Lanny - entra no pronto-socorro, ela muda a vida dele para sempre. Uma mulher com passado e segredos misteriosos, Lanny não é como outras pessoas que Luke já conheceu. Ele é, inexplicavelmente, atraído por ela... mesmo ela sendo suspeita de assassinato.
E conforme ela conta sua história, uma história de amor e uma traição consumada que ultrapassa tempo e mortalidade, Luke se vê totalmente seduzido. Seu relatório apaixonado começa na virada do século XIX na mesma cidadezinha de St. Andrew, Maine, quando ainda era um templo Puritano. Consumida, quando criança, pelo amor que sentia pelo filho do fundador da cidade, Jonathan, Lanny qualquer coisa para ficar com ele para sempre. Mas o preço que ela paga é alto - um laço imortal que a prende a um terrível destino por toda a eternidade.
E agora, dois séculos depois, a chave para sua cura e salvação a depende totalmente de seu passado. De um lado um romance histórico, de outro uma história sobrenatural, The Taker é uma história inesquecível sobre o poder do amor incondicional não apenas para elevá-lo e sustentá-lo, mas também para cegar e destruir - e como cada um de nós é responsável por encontrar o próprio caminho para a redenção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário