Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Tenda dos Milagres. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.
Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa.
Existem dúvidas sobre o exato local de nascimento de Jorge Amado. Alguns biógrafos indicam que o seu nascimento se deu na Fazenda Auricídia, à época município de Ilhéus. Mais tarde as terras da fazenda Auricídia ficaram no atual município de Itajuípe, com a emancipação do distrito ilheense de Pirangy. Entretanto, é certo que Jorge Amado foi registrado no povoado de Ferradas, pertencente a Itabuna.


Mesmo dizendo-se materialista, era simpatizante do candomblé, religião na qual exercia o posto de honra de Obá de Xangô no Ilê Opó Afonjá, do qual muito se orgulhava. Amigos que Jorge Amado prezava no candomblé as mães-de-santo Mãe Aninha, Mãe Senhora, Mãe Menininha do Gantois, Mãe Stella de Oxóssi, Olga de Alaketu, Mãe Mirinha do Portão, Mãe Cleusa Millet, Mãe Carmem e o pai-de-santo Luís da Muriçoca. Como Érico Veríssimo e Rachel de Queiroz, é representante do modernismo regionalista (segunda geração do modernismo).
Livros de Jorge Amado disponíveis na biblioteca para empréstimo:
- ABC de Castro Alves
- A bola e o goleiro
![]() |
Sônia Braga como Gabriela na versão do romance de Jorge Amado para a televisão, em 1975. |
- A morte e a morte de Quincas Berro d' água
- Bahia de todos os santos
- Capitães de areia
- Carybé, o capeta Carybé
- Dona Flor e seus dois maridos
- Farda, fardão camisola de dormir
- Gabriela cravo e canela
- Jubiabá
- O gato malhado e a andorinha Sinhá
- Mar morto
- O amor do soldado
- O país do carnaval
- Suor
- Os pastores da noite
- Os subterrâneos da liberdade
- O sumiço da santa
- Os velhos marinheiros
- São Jorge dos Ilhéus
- Seara vermelha
- Tenda dos milagres
- Terras do sem fim
- Tereza Batista cansada de guerra
- Tieta do Agreste
- Tocaia grande
- Literatura comentada
Nenhum comentário:
Postar um comentário