terça-feira, 30 de agosto de 2011

Livro final de "Os Imortais" está disponível para empréstimo

Infinito: Os Imortais - Vol. 6 - Alyson Noël
O aguardado desfecho da série Os imortais, que já vendeu mais de 300.000 exemplares no Brasil! 
Após séculos lutando para ficar juntos, Ever e Damen finalmente terão tudo ao alcance das mãos... 
Após derrotarem seus inimigos mais temidos, Ever e Damen começam uma nova jornada para que ele se livre do veneno em seu corpo. Se encontrarem o antídoto, finalmente serão capazes de viver a paixão pela qual anseiam há séculos. A busca, porém, leva-os a um terreno desconhecido e pavoroso - as profundezas de Summerland. Lá, eles descobrirão a origem obscura e inimaginável de seu relacionamento e serão obrigados a encarar uma dolorosa verdade: o destino tem motivos para mantê-los separados. Agora, o futuro irá depender de uma única decisão, que poderá pôr em risco tudo o que eles têm. Inclusive a eternidade. 

Coleção de Douglas Adams está disponível para empréstimo


Coleção Guia Mochileiro das Galáxias - 5 Volumes - Douglas Adams
Em 12 de outubro de 1979, o mais extraordinário livro jamais publicado pelas grandes editoras da Ursa Menor (e da Terra) tornou-se acessível para a humanidade: O Guia do Mochileiro das Galáxias!
Para celebrar os trinta anos da genialidade cômica de Douglas Adams, um box com os cinco livros da série O Mochileiro das Galáxias, todos com capas novas e divertidas!
Considerados grandes clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais, Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes! e Praticamente Inofensiva encantam gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado e as histórias mais insólitas do Universo!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Autor da semana: Pablo Neruda

Pablo Neruda (Parral, 12 de Julho de 1904 — Santiago, 23 de Setembro de 1973) foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha (1934 — 1938) e no México.
Pablo Neruda nasceu em Parral, em 12 de julho de 1904, como Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto. Era filho de José del Carmen Reyes Morales, um operário ferroviário, e de Rosa Basoalto Opazo, professora primária, morta quando Neruda tinha apenas um mês de vida. Ainda adolescente adotou o pseudônimo de Pablo Neruda (inspirado no escritor checo Jan Neruda), que utilizaria durante toda a vida, tornando-se seu nome legal, após ação de modificação do nome civil.
Em 1906 seu pai se transferiu para Temuco, onde se casou com Trinidad Candia Marverde, que o poeta menciona em diversos textos, como "Confesso que vivi" e "Memorial de Ilha Negra", como o nome de Mamadre. Estudou no Liceu de Homens dessa cidade e ali publicou seus primeiros poemas no periódico regional A Manhã. Em 1919 obteve o terceiro lugar nos Jogos Florais de Maule com o poema Noturno Ideal.
Em 1921 radicou-se em Santiago e estudou pedagogia em francês na Universidade do Chile, obtendo o primeiro prêmio da festa da primavera com o poema "A Canção de Festa", publicado posteriormente na revista Juventude. Em 1923 publica Crespusculário, que é reconhecido por escritores como Alone, Raúl Silva Castro e Pedro Prado. No ano seguinte aparece pela Editorial Nascimento seus Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, no que ainda se nota uma influência do modernismo. Posteriormente se manifesta um propósito de renovação formal de intenção vanguardista em três breves livros publicados em 1936: O habitante e sua esperança, Anéis (em colaboração com Tomás Lagos) e Tentativa do homem infinito.
Em 1927 começa sua longa carreira diplomática quando é nomeado cônsul em Rangum, na Birmânia. Em suas múltiplas viagens conhece em Buenos Aires Federico Garcia Lorca e, em Barcelona, Rafael Alberti. Em 1935, Manuel Altolaguirre entrega a Neruda a direção da revista Cavalo verde para a poesia na qual é companheiro dos poetas da geração de 1927. Nesse mesmo ano aparece a edição madrilenha de Residência na terra.
Em 1936, eclode a Guerra Civil espanhola; Neruda é destituído do cargo consular e escreve Espanha no coração. Em 1945 é eleito senador. No mesmo ano, lê para mais de 100 mil pessoas no Estádio do Pacaembu em homenagem ao líder comunista Luís Carlos Prestes. Em 1950 publica Canto Geral, em que sua poesia adota intenção social, ética e política. Em 1952 publica Os Versos do Capitão e em 1954 As uvas e o vento e Odes Elementares.
Em 1953 constrói sua casa em Santiago, apelidada de "La Chascona", para se encontrar clandestinamente com sua amante Matilde, a quem havia dedicado Os Versos do Capitão. A casa foi uma de suas três casas no Chile, as outras estão em Isla Negra e Valparaíso. "La Chascona" é um museu com objetos de Neruda e pode ser visitada, em Santiago. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Lênin da Paz.
Em 1958 apareceu Estravagario com uma nova mudança em sua poesia. Em 1965 lhe foi outorgado o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford, Grã-Bretanha. Em outubro de 1971 recebeu o Nobel de Literatura. Após o prêmio, Neruda é convidado por Salvador Allende para ler para mais de 70 mil pessoas no Estadio Nacional de Chile.
Morreu em Santiago em 23 de setembro de 1973, de câncer na próstata. Postumamente foram publicadas suas memórias em 1974, com o título Confesso que vivi .
Em 1994 um filme chamado Il Postino (também conhecido como O Carteiro e O Poeta ou O Carteiro de Pablo Neruda no Brasil e em Portugal) conta sua história na Isla Negra, no Chile, com sua terceira mulher Matilde. No filme, que é uma obra de ficção, a ação foi transposta para a Itália, onde Neruda teria se exilado. Lá, numa ilha, torna-se amigo de um carteiro que lhe pede para ensinar a escrever versos (para poder conquistar uma bonita moça do povoado).
Durante as eleições presidenciais do Chile nos anos 70, Neruda abriu mão de sua candidatura para que Allende vencesse, pois ambos eram marxistas e acreditavam numa América Latina mais justa o que, a seu ver, poderia ocorrer com o socialismo. De acordo com Isabel Allende, em seu livro Paula, Neruda morreu de "tristeza" em setembro de 1973, ao ver dissolvido o governo de Allende.


Livros de Pablo Neruda disponíveis para empréstimo na Biblioteca Municipal "Professor Sebas":

  • Antologia poética
  • Cem sonetos de amor
  • Confesso que vivi
  • Fulgor e morte de Joaquim Murieta
  • 20 poemas de amor.
Os livros estão expostos na sala de leitura da Biblioteca, assim como sua biografia no nosso painel de informações.

"O jovem Sherlock Holmes" já está disponível para empréstimo

O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte - Andrew Lane
"Você acha que o conhece? Pense duas vezes."
Dois Cadáveres um Herói Extraordinário
Sherlock Holmes tem apenas catorze anos quando, ao caminhar por um bosque, descobre um cadáver. Trata-se de um homem. Está coberto de pústulas. É então que Holmes começa uma nova vida. 
Sua mente destemida e a sede de aventuras conduzem-no por uma jornada capaz de deixar qualquer um sem fôlego: da tranquilidade da vida no campo ao submundo das docas londrinas, enfrentando fogo, espionagem e sequestros, até o cerne de uma aterrorizante trama que poderá mudar o futuro da Grã-Bretanha.

Prefeitura Municipal e Quintal das Artes inauguram Museu Histórico em Tambaú


Depois de um ano e meio de trabalhos realizados pela Diretoria da Associação Cultural Quintal das Artes, através de convênio assinado com a Prefeitura Municipal; o Museu Histórico “Ernesto Ricciardi” foi inaugurado na última quarta-feira, dia 17, e nesta segunda já está aberto para visitação.
A Associação executou desde a recuperação total do acervo (quadros, documentos, objetos, móveis, entre outros) até a pintura externa, o término das instalações elétricas, a recuperação do piso de madeira, a confecção e aquisição de novos móveis, a colocação de pisos cerâmicos nos jardins e calçadas, a colocação de grades de proteção, instalação de cortinas, restauração dos lustres originais e os trabalhos de paisagismo e jardinagem.
O imóvel, que é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do município, teve sua pintura interna restaurada pelo artista tambauense Luiz Antonio Dias, reproduzindo fielmente os afrescos originais, datados do início do século passado.
A recuperação dos afrescos foi possível através de convênio assinado com a Secretaria de Estado da Cultura, que também ofereceu a nova iluminação das salas com lâmpadas dicróicas e o sistema de segurança por câmeras.
A Cerâmica Atlas, através do seu Presidente Geraldo José Aloise Ricciardi, doou ao Museu uma plataforma elevatória para Pessoas com Necessidades Especiais.
O Museu Histórico será composto por oito salas temáticas (foto), contando a história do município desde suas origens; apresentando suas características econômicas, fatos políticos e administrativos e personagens; dos imigrantes que formaram a cidade até personalidades como Padre Donizetti Tavares de Lima.
O patrono do Museu terá um espaço próprio, com algumas de suas mais importantes criações, bem como os autores do Hino, Bandeira e Brasão do Município.
Entre os objetos mais curiosos estão a pia batismal da Igreja Matriz, a réplica exata da cadeira onde faleceu Padre Donizetti e o criado-mudo que pertenceu ao Capitão David de Almeida Santos.
Um computador com a história do Município, descrição dos objetos do acervo e informações aos visitantes foi instalado pela Quintal das Artes e estará disponível para consulta. Foi elaborado também um site que estará disponível na internet a partir da inauguração.
A inauguração, que faz parte das comemorações do aniversário da cidade, será aberta a toda a população e haverá música ao vivo com Clayton Reis, a partir das 20 horas.
Acompanhe os principais fatos que culminaram na inauguração de um dos melhores, mais modernos e mais bem equipados museus de nossa região.
  • Em 25 de Junho de 1985 a Lei nº 1.066, assinada pelo então prefeito Dirceu Cerquetani, cria o Museu Histórico de Tambaú, idealizado pelo historiador José Eli Costa. O acervo foi instalado no porão da casa que pertenceu ao ex-prefeito José Gatto.
  • Em anos seguintes, devido ao descaso de alguns e à indiferença geral (com as raras e honrosas exceções de sempre), o espaço foi sendo abandonado em todos os aspectos.
  • Em 22 de Março de 2005, três meses após assumir a prefeitura, Antonio Agassi decretou que estavam suspensas, temporariamente, as atividades do Museu. As razões que levaram a isso: as péssimas condições em que se encontrava o local, a deterioração quase total do acervo e o início da busca de recursos para sua recuperação.
  • O Setor Municipal de Educação, que até então ocupava a casa número um da Praça Carlos Gomes, passa para a nova sede construída na APA, “liberando” o imóvel já adquirido pela municipalidade.
  • Em 15 de Maio de 2007, o então vereador Paulo Rogério Rocco elabora a Indicação nº 91/2007 onde solicita ao Prefeito que o imóvel em questão fique sob responsabilidade do Setor Municipal de Cultural, para a permanente instalação do Museu Histórico, então chamado “Zélia Maria de Carvalho Biela”.
  • Em Fevereiro de 2008, José Eli Costa elabora um projeto denominado “Aquilo que a Memória Ama, torna-se Eterno”. Foi a primeira tentativa de renascimento do Museu.
  • Antonio Agassi, no dia 15 do mesmo mês, encaminha o referido projeto ao Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, solicitando uma verba de 107 mil reais para a reforma do Museu. Infelizmente, a verba não foi conseguida.
  • Em Julho de 2008, Paulo Rogério Rocco elabora um Projeto de Lei no Legislativo que transfere o nome de Zélia Maria de Carvalho Biela – após anuência de seus filhos – para o recém-inaugurado centro de convenções na APA, local mais adequado a receber o nome da grande educadora.
  • Em seguida, outro Projeto de Lei, do mesmo autor, denomina a nova “Casa de Cultura e Museu Histórico Ernesto Ricciardi”, uma homenagem a um dos maiores artistas de Tambaú.
  • Em 13 de Agosto de 2008, a Coordenadora Municipal de Educação e Presidente do Conselho de Educação, Waldinea Borges Dias, encaminha a documentação de transferência do imóvel ao Departamento de Cultura.
  • Em Janeiro de 2009, enquanto responsável pelo Setor de Cultura, Paulo Rogério redimensiona, junto com o José Eli, o projeto enviado ao IPHAN e o encaminha ao Ministério da Cultura, respondendo ao Edital “Mais Museu”, tentando obter verbas para a reforma. Como teoricamente Tambaú já tinha um museu e o edital era para cidades que não possuíam um, não se consegue sucesso no âmbito federal mais uma vez.
  • Em Março de 2009, Antonio Agassi, José Eli Costa e Paulo Rogério Rocco viajam a São Paulo, para uma audiência com o então Secretário de Estado da Cultura, João Sayad, levando pessoalmente um pedido de reforma do museu e um novo projeto, agora adequado à esfera estadual.
  • Em 02 de Maio de 2009, através do Decreto nº 1.920, Antonio Agassi efetua o tombamento do imóvel que pertenceu à José Gatto. A solicitação havia sido feita por Paulo Rogério no Legislativo, sendo acatada e aprovada pelo CONDEPHAC – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município.
  • Em 28 de Dezembro de 2009 o pedido estadual foi atendido e o convênio, no valor de 61.584 reais, foi assinado. Através de licitação, foi contratada a Construtora Celestino para a execução das obras.
  • Em Maio de 2010, a Prefeitura Municipal, em um empreendimento pioneiro e que hoje serve de exemplo em todas as cidades da região, terceiriza para a Associação Cultural Quintal das Artes a gestão do Museu Histórico – bem como da Biblioteca e da Escola de Teatro, além de outras ações da área.
  • Agosto de 2011 – É inaugurado pelo Prefeito Antonio Agassi o Museu Histórico “Ernesto Ricciardi”, sob gestão da Associação Cultural Quintal das Artes.
As visitas das escolas podem ser agendadas pelo telefone 3673 3521 ou no e-mail bibliotecaprofsebas@gmail.com. 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Biblioteca presenteia ganhadora da promoção do mês de julho

A Biblioteca Municipal "Professor Sebas" continua presenteando com livros os seus sócios todos os meses, com a promoção "O Livro é Seu".
A ganhadora do mês de julho foi a sócia Ana Danila Paschoal, que levou pra casa o guia "1001 livros para ler antes de morrer".
Neste mês de agosto, a promoção continua. Ao retirar para empréstimo, romances, livros da área espírita e de literatura universal, brasileira ou infanto-juvenil, você ganha um cupom e participa do sorteio, concorrendo aos livros "A Estrada da noite", de Joe Hill, se adulto, ou "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, se criança.
A Biblioteca funciona na Rua Dr. Alfredo Guedes, 1151, de segunda a sexta das 8h às 17h, e possui atendimento pelo telefone 3673 3521, e e-mail bibliotecaprofsebas@gmail.com .
Se você não possui a carteirinha, traga o RG, um comprovante de residência e 2 fotos 3x4, e associe-se gratuitamente.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Novo livro de Zíbia Gasparetto está disponível na biblioteca

A Vida Sabe o Que Faz - Zíbia Gasparetto
Isabel já pretendia se casar com Gilberto quando foi surpreendida: Carlos, seu ex-noivo, que foi lutar na Itália e dado como morto, voltou depois de cinco anos, cheio de amor e cobrando o compromisso. Mas Isabel não quis. Carlos sofreu e se revoltou, contudo não desistiu. Inconformado com a nova realidade, utilizou a raiva para recuperar todos os anos que a guerra havia roubado de sua juventude. 
No decorrer de A Vida Sabe o Que Faz - uma história apaixonante, que se passa entre Brasil e Itália logo após a segunda guerra mundial -, descobrimos que, dependendo das atitudes de cada um, tudo pode mudar, mas sempre, em todos os casos, a sabedoria da vida prevalece, sempre nos trazendo o melhor. 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Novos livros disponíveis para empréstimo na biblioteca

Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks


"Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma."


Despertada - P.C. Cast e Kristin Cast

Exonerada pelo Conselho Supremo dos Vampiros e retornando a sua posição de Grande Sacerdotisa da Morada da Noite de Tulsa, Neferet jurou vingança contra Zoey. Seu domínio sobre Kalona é apenas uma das armas que ela pretende usar. Mas Zoey encontrou um santuário na Ilha de Skye e está sendo protegida pela Rainha Sgiach, que espera que ela possa assumir o reinado. Tornar-se a rainha seria legal, não seria? Por que ela deveria retornar à Tulsa?
Depois de perder Heath, seu consorte humano, Zoey nunca mais será a mesma - e seu relacionamento com o supersexy guerreiro Stark pode também nunca mais ser o mesmo. E Stevie Rae e Rephaim? O Raven Mocker se recusa a ser usado contra Stevie Rae, mas que chances ele tem quando ninguém no mundo, incluindo Zoey, estaria feliz com este relacionamento? Ele deve trair seu pai ou seu coração? 
Em Despertada, emocionante oitavo livro da série House of Night, até onde irão os vínculos da amizade e quão forte são as amarras que prendem o coração de uma garota?