quinta-feira, 29 de março de 2012

Novos livros disponíveis para empréstimo


Governo Dilma Rousseff: Expectativas e contradições - Reis de Souza
Não foram apenas os ministros defenestrados de seus cargos peremptoriamente que ficaram surpresos com a rapidez de ações da presidente Dilma Rousseff. A classe política - de um obscuro vereador interiorano até o chefe da Casa Civil da Presidência da República - não acreditava que a recém eleita teria independência e autoridade suficiente para desmontar uma estrutura que beneficiava partidos da base e aliados, costurada pelo antecessor ao longo de oito anos. Denúncias de corrupção, prevaricação ou nepotismo foram avaliados e seus autores forçados a entregar a carta de demissão. Todos apadrinhados pelos nomes mais expressivos e co-responsáveis pelo desastre moral que antecedeu a posse de Dona Dilma. Um clima de faxina geral tomou conta de Brasília e os desonestos (ainda os há, e muitos) começaram a perguntar o que estava acontecendo. Um deles, gaiato e burro, chegou a declarar que "só sairia do gabinete ministerial abatido a bala". Saiu. E outro, confiando nos votos partidários na Câmara e no Senado, imprescindíveis à governabilidade disse estar "mais firme que as pirâmides". Caiu também. E finalmente o apanhado em "malfeitos" nos Esportes, aconselhado a "resistir" pelo padrinho, recebeu o recado presidencial de que era, ou a carta de demissão irrevogável ou a exoneração a bem do serviço público. Esperneou mas fez as malas. Ainda há o que fazer e nem uma presidente que pode muito, mas não pode tudo, solucionará esta equação de tantos dígitos. Independentemente de sua coloração ideológica, de suas origens radicais e de antecedentes que a colocavam do outro lado da lei, a presidente Dilma Rousseff tem os mecanismos necessários para, pelo menos, libertar o país do saque periódico dos piratas que, após as eleições, assumem a ponte de comando. Que Deus a ajude.
O AUTOR: Jornalista e escritor, Reis de Souza, tem longa militância na imprensa brasileira ao longo de mais de cinquenta anos, e ocupou posições de relevo nas redações. Dedicado ao jornalismo literário, recebeu Moções de Casas Legislativas, medalhas (oficiais e privadas). Votos de Louvo e láureas diversas. Em sua carreira como jornalista exerceu mandatos sindicais e associaticos. Ainda hoje, aposentado, dirige duas publicações: a REVISTA BRASÍLIA, com 34 anos de circulação no país e a REVISTA ACADÊMICA, órgão oficial da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literária. Por intermédio de agência de notícias, assina a coluna "Notas do Repórter" em dezenas de jornais brasileiros abordando temas políticos e sociais. É autor de quatorze livros, várias plaquettes literárias e cursos culturais.


O Melhor de Mim - Nicholas Sparks
O Primeiro Amor Deixa Marcas Para a Vida Inteira 
Sinônimo de sucesso com suas obras repletas de dramas, Nicholas Sparks conta nesta obra O Melhor de Mim uma história de amor entre Dawson e Amanda. Eles eram namorados adolescentes de lados opostos das faixas com uma paixão que mudaria suas vidas para sempre, mas a vida iria forçá-los a separa-los. Anos mais tarde, as linhas os tinham traçado entre o passado e o presente estavam prestes a cair ... 
Chamado de volta à sua cidade natal para o funeral do mentor que já lhes deu abrigo quando mais precisava dele, eles se deparam um com o outro mais uma vez, e forçados a enfrentar os caminhos que eles escolheram. 
Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks em O Melhor de Mim, mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.
"Pode o verdadeiro amor reescrever a história do passado?"


O Circo Da Noite - Erin Morgenstern
A mágica vai começar... 
O circo chega sem aviso. 
Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. 
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. 
Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. 
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. 
Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba. 
- Aclamado pela crítica como sucessor dos fenômenos Harry Potter e Crepúsculo, O circo da noite teve direitos de publicação vendidos para mais de 30 países. 
- Os direitos de adaptação cinematográfica da obra foram adquiridos pela Summit Entertainment, estúdio que produziu os filmes da Saga Crepúsculo. 


Em Chamas - Suzanne Collins 
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. 
Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em Chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. 
Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. 


A Esperança - Suzanne Collins
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Acompanhe Katniss até o fim do "thriller", numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança. 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Novos livros disponíveis para empréstimo

A invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick
Prepare-se para entrar em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras. Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.


Presentes da Vida - Emily Giffin
Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor. 


Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Mistura de ficção científica com mitologia e reality show, Jogos Vorazes é o mais novo fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no milionário mercado de Best-sellers juvenis: a dos romances ambientados num futuro pós-apocalíptico. Há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, e elogiado por Rick Riordan, da série "Percy Jackson", e Stephenie Meyer, da saga "Crepúsculo", o livro, primeiro volume de uma trilogia, rendeu à autora Suzanne Collins lugar na balada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. 
Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias. 


Jogador Número 1 - Ernest Cline
Um mundo em jogo, a busca pelo grande prêmio.Você está preparado? O ano é 2044, e o mundo real está numa terrível situação! 
Como a maioria das pessoas, Wade Watts escapa de sua desanimadora realidade passando horas e horas conectado ao Oasis, que é uma utopia virtual que permite a seus usuários ser o que eles quiserem, um lugar onde você pode viver e se apaixonar em qualquer um de seus milhares de planetas. 
E, como a maioria da humanidade, Wade sonha em encontrar o grande prêmio que está escondido nesse mundo virtual. Em algum lugar desse playground gigante, o criador do Oasis escondeu uma série de enigmas que premiará com uma enorme fortuna e um poder muito grande aquele que conseguir desvendá-los.
Durante anos, milhões de pessoas tentaram, sem sucesso, encontrar esse prêmio, sabendo apenas que os enigmas de Halliday se baseiam na cultura pop da época que ele adorava: o fim do século XX. E, durante anos nessa busca, milhões descobriram outra válvula de escape, estudando de modo obsessivo os símbolos de Halliday. Como muitas pessoas, ele discute os detalhes da obra de John Hughes, joga Pac-Man e canta as músicas do Devo enquanto ganha terreno no Oasis, assim encontrando o primeiro desafio. 
De repente, o mundo todo se volta para acompanhar seus passos, e milhares de competidores se unem na busca, entre eles, jogadores poderosos e dispostos a cometer assassinatos para tirar Wade do caminho. Agora, a única maneira de Wade sobreviver e proteger tudo que ele conhece é vencer, mas para isso, talvez tenha que deixar para trás sua perfeita existência virtual e encarar a vida e o amor no mundo real do qual ele sempre fugiu desesperadamente.


Um Coração Cheio de Estrelas - Alex Rovira e Francesc Miralles
Uma Fábula Sobre o Poder Ilimitado do Amor 
Um conto mágico sobre a beleza do amor nos pequenos detalhes da vida!
Uma cativante história cheia de esperança que foi criada a partir de uma experiência real, emocionante, que uniu histórias de pessoas que vivem em lugares tão distantes, mas que estiveram unidas pelo sentimento de humanidade mais universal: o amor.


O Imperador de Todos os Males: Uma Biografia do Câncer - Siddhartha Mukherjee
Em 2010, mais de 7 milhões de pessoas morreram de câncer em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma em cada três mulheres e um em cada dois homens desenvolveram essa doença durante a vida. Em alguns países, o câncer será a causa de morte mais comum, superando as doenças coronarianas. Mas, afinal, o que é essa doença? "Quem" é o câncer?
O primeiro registro da doença é um papiro egípcio do século VII a.C. No entanto, são raras as referências ao câncer antes do século XIX, já que as pessoas morriam de flagelos para os quais existe tratamento hoje, como tuberculose, cólera, varíola, peste ou pneumonia. Como prolongamento da vida humana, o câncer foi levado para o primeiro plano, tornando-se a doença mais temerosa da civilização moderna, o que justificou na segunda metade do século XX, a intensificação da batalha épica da medicina contra um mal cuja causa era desconhecida.
O livro narra em detalhes as etapas do processo cheio de idas e vindas da pesquisa da doença, as promessas de vitórias e as recaídas, as radicalizações temerárias de tratamentos como a mastectomia e a quimioterapia, e a importância tardia dada à prevenção, que levou a avanços como o exame de Papanicolau e o combate ao fumo.
Em linguagem acessível, Mukherjee revela os notáveis resultados da recente pesquisa genética, que desvendam o mecanismoíntimo da doença e vão sendo paulatinamente incorporados ao tratamento. Tudo isso numa linguagem que tem a precisão do cientista e a paixão do biógrafo que não esconde sua admiração por um mal capaz de assumir muitas formas e que está à nossa frente na corrida pela imortalidade. 


E Tem Outra Coisa... - Eoin Coffer
Volume Seis da Série o Mochileiro das Galáxias 
Fãs de todo o mundo estavam órfãos de novas aventuras dos personagens mais loucos da ficção científica desde que o último livro da série O Mochileiro das Galáxias foi escrito, em 1992. 
Com a morte de seu autor, Douglas Adams, parecia absolutamente improvável que Arthur Dent, Ford Prefect, Tricia McMillan e Zaphod Beeblebrox voltassem a aprontar, depois de tantos anos perdidos no espaço, sem que ninguém tivesse notícias deles. 
Mas, como a improbabilidade é o que move o universo de Adams, eis que surge Eoin Colfer para resgatar nossos heróis e metê-los em confusões ainda mais alucinantes ao lado de vogons, peixes-babel, deuses desempregados, computadores irascíveis e alienígenas que dedicam sua imortalidade a ofender todos os seres do Universo. 
Seguindo de forma magistral o estilo característico de Douglas Adams e fazendo diversas referências aos cinco volumes da trilogia original, Colfer resgata o humor dessa fantástica série e apresenta um novo destino para os personagens mais amados da Galáxia. 
Pegue sua toalha e aproveite esta hilariante aventura espacial. Mas, aconteça o que acontecer, não se esqueça: Não entre em pânico! 


Laivos de velas - Edson Luiz da Silveira
É uma coletânea de aproximadamente meia centena, diremos correto se dissermos, meia centena de impropérios, às vezes líricos, às vezes narrativos, nunca gênero puro, sempre algo contaminado, meio vira-lata, e Edson Luiz da Silveira, 37 anos, é o autor dele.