quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Biblioteca disponibiliza o Projeto "Gosto de Ler"

A Biblioteca Municipal “Professor Sebas” disponibiliza para os professores de todas as escolas do município, o Projeto “Gosto de Ler”, com um acervo com cerca de 180 livros de literatura infantil. Os livros são divididos em caixas que podem ser retiradas pelos professores para utilização em sala de aula por um período de até 3 meses. O projeto foca na responsabilidade do ensino fundamental no trabalho de incentivo à leitura como lazer, passatempo e cultura, criando assim, novos leitores para o futuro.
Quem tiver interesse, entre em contato com os funcionários da Biblioteca pelo telefone 3673 3521, ou então, compareça à Rua Dr Alfredo Guedes, nº 1151, munido da carteirinha de sócio da Biblioteca. 

Biblioteca Professor Sebas inicia informatização do acervo


Sob gestão da Associação Cultural Quintal das Artes, através de convênio realizado com a Prefeitura Municipal de Tambaú e tendo como responsável a bibliotecária Josiane Cristina da Silva Alves, a Biblioteca Municipal “Professor Sebas” (foto) iniciou neste mês a informatização do seu acervo de aproximadamente 36 mil volumes.
Para fornecer o programa a ser utilizado foi contratada uma empresa especializada em software para este tipo de documentação. Entre os principais recursos do programa estão:
  • Visualização nos formatos de referência e catalográfico;
  • Opção para exportação de registros no formato ISO 2709 (ideal para intercâmbio entre bibliotecas);
  • Catalogação;
  • Atualização automática do Empréstimo e Pesquisa na Internet;
  • Consulta, reserva e renovação via web (on-line) pelo próprio usuário;
Entre as funções que a biblioteca vai possuir com o novo programa pode-se destacar:
  • Catálogo do acervo com índice de autores, títulos e assuntos;
  • Relatórios com data e hora de empréstimo e devolução;
  • Geração própria de etiquetas de código de barras, lombada e bolso;
  • Empréstimo por código de barras, carteirinha do usuário com foto e código de barras;
  • Envio de e-mails (empréstimo vencido, multa pendente, reserva disponível e lembrete de devolução);
  • Aplicação de penalidade no empréstimo (multa ou suspensão);
Ainda não há previsão para o término da inserção dos dados no novo sistema, já que, além do acervo de 36 mil volumes, há aproximadamente 7.500 sócios, mas a equipe de funcionários da Associação Cultural Quintal das Artes está trabalhando para que os leitores associados em breve tenham mais este benefício.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Autor da semana: Adelaide Carraro

Adelaide Carraro foi uma escritora brasileira, nascida em Vinhedo, interior de São Paulo. 
Ficou órfã aos sete anos e foi viver em um orfanato.
Seu primeiro texto que chegou ao conhecimento público foi a crônica "Mãe", que lhe rendeu um prêmio aos treze anos de idade.
No decorrer de sua vida publicou cerca de quarenta livros e seus maiores sucessos foram as obras publicadas pela Global Editora: "O Estudante", "O Estudante II", "O Estudante III" e "Meu Professor, Meu Herói", que ultrapassam mais de trinta edições, sendo possível afirmar que mais de 2 milhões de livros foram vendidos. Adelaide Carraro nunca se casou, mas foi mãe adotiva de duas crianças. Morreu em janeiro de 1992.


Livros de Adelaide Carraro disponíveis na biblioteca para empréstimo:
- A mansão feita de lama
- A professora
- Asco
- Escritora maldita
- Gente: o dia em que fui presa
- O estudante
- Podridão
- Escuridão
- Os padres também amam

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Novos livros disponíveis na biblioteca

Rock In Rio: A História do Maior Festival de Música do Mundo - Luiz Felipe Carneiro
O festival que pôs o Brasil no mapa-múndi do show bizz!
Livro desvenda as antológicas histórias que rolaram no palco e principalmente nos bastidores das três edições do Rock in Rio realizadas no Brasil.
O verão nunca foi tão quente no Brasil quanto em 1985. De um lado, a temperatura política atingiu seu pico com a vitória de Tancredo Neves na eleição presidencial, marcando o fim de 21 anos de ditadura militar e o início da redemocratização. De outro, a juventude brasileira entrou em ebulição diante do mais grandioso evento musical já produzido no país: o Rock in Rio. 
Hoje, o Brasil é destino obrigatório das turnês dos grandes astros internacionais do rock e do pop. Praticamente a cada semana, temos um artista estrangeiro de expressão se apresentando em nossas maiores capitais. Vinte e seis anos atrás, porém, o panorama era bem diferente: em sua maioria, os rockstars só vinham aos trópicos a turismo. Assisti-los ao vivo, no palco, só no exterior. O Rock in Rio veio para revolucionar essa realidade.
O saboroso recheio do livro, ilustrado com mais de 200 fotos, é composto de passagens antológicas testemunhadas dentro e, sobretudo, fora do palco. Como a de Rod Stewart jogando futebol com sua equipe dentro de uma luxuosa suíte de hotel, deixada literalmente em cacos. 
Recontados na narrativa fluida de Carneiro, esses e muitos outros casos ajudam a entender os contextos em que foram realizados os megaeventos e de certa forma, resgatam a trajetória de desenvolvimento da própria indústria nacional do show-biz. Para quem foi ao Rock in Rio, o livro aquece a memória. Para quem nunca foi, mas ouviu lendárias histórias a respeito, o livro traz uma compilação das melhores delas.



Guia Politicamente Incorreto da América Latina - Leandro Narloch e Duda Teixeira 
Che Guevara, Fidel Castro e Salvador Allende são os alvos desta vez. Utilizando a mesma fórmula que consagrou o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil - com mais de 200 mil exemplares vendidos -, Leandro Narloch e Duda Teixeira retomam alguns dos personagens e fatos marcantes da história da América Latina para mostrar que a história não aconteceu exatamente como aprendemos na escola.
"Fidel Castro foi capitalista", "Che Guevara ordenava torturas" ou "os Incas aprovaram a dominação espanhola" são algumas das afirmações polêmicas que os autores defendem e explicam por meio de outras correntes de pesquisa histórica rejeitadas como oficiais. 
Com o mesmo propósito do livro anterior, Guia Politicamente Incorreto da América Latina é contra regras batidas para se contar a história. E o falso herói latino-americano é o principal alvo deste livro.


A Tormenta de Espadas - George R. R. Martin

As Crônicas de Gelo e Fogo: Livro Três 
A Tormenta de Espadas, o terceiro livro da série de George R. R. Martin, onde os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que chega, mas as batalhas parecem estar mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. 
Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. 
Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. 
No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos esclavagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?



Os 33: A Milagrosa Sobrevivência e o Dramático Resgate dos Mineiros do Chile - Jonathan Franklin
"Os especialistas anunciaram que eles ficariam isolados por mais de 100 dias e que, dificilmente, resistiriam, porém um milagre aconteceu!" 
O jornalista inglês Jonathan Franklin acompanhou em detalhes e com grande expectativa a história dos mineiros soterrados na mina de São José, no nordeste chileno, em agosto de 2010. 
Resultado de uma série de anotações, filmes e entrevistas durante todo o período que sucedeu o desastre, Os 33: A Milagrosa Sobrevivência e o Dramático Resgate dos Mineiros do Chile revela quem são esses homens envolvidos na tragédia e reconta o dramático e bem sucedido resgate. 



O Dia da Caça - James Patterson
"A perseguição começou. Alex Cross será a caça ou o caçador?"
Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou. 
Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. 
Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo.
Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. 
O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei. 
Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama. 


Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais - Cressida Cowell

Por Soluço Spantosicus Strondus III - Série Como Treinar o seu Dragão 
"Se você ainda não conhece Soluço, está perdendo uma das melhores criações da literatura para crianças."
(Guardian)
A Série Como Treinar o seu Dragão: Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado. 
Nessa nova aventura da série, Soluço está prestes a completar doze anos, mas as comemorações do seu aniversário, é claro, não serão muito tranquilas: nosso herói se perde no labirinto do bibliotecário Cabelo Assustado e, à espreita, estão os perigosos Dragões-brocas e o terrível Insensato, o Assassino, prontos para atacar. 
Com ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas, a receita do sucesso de Como treinar o seu dragão permanece seguida à risca nesse sexto lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infanto-juvenis. 
Crianças, jovens e adultos que já conhecem Soluço e o dragão Banguela, seja das páginas dos livros, seja das telas de cinema, não vão querer perder essa nova história. O livro traz uma seção especial com um Dicionário de Dragonês, que vai agradar em cheio os fãs da série.


A Fera - Alex Flinn

O livro de Alex Flinn é uma adaptação moderna do conto de fadas A Bela e a Fera. Em vez de castelos e relógios falantes, o cenário é a cidade de Nova York. 
A arrogância do protagonista Kyle Kingson, um jovem rico e inteligente, faz com que ele seja amaldiçoado pela colega de classe Kendra após humilhá-la na frente de toda a escola. Transformado numa aberração e rejeitado pelos pais, Kyle passará uma temporada exilado no Brooklyn, onde precisará descobrir a beleza em si e assim, possivelmente, quebrar a maldição. 
A Fera (Beastly), o filme, conta com Vanessa Hudgens, Alex Pettyfer e Mary-Kate Olsen nos papéis principais. Vanessa Hudgens recebeu o prêmio Estrela do Amanhã na Convenção de Cinema de Los Angeles por sua atuação no filme. 
O filme estreou nos Estados Unidos em 6 de março, levando imediatamente o romance para a lista de mais vendidos do New York Times, na qual permaneceu por 18 semanas consecutivas. 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Novos livros disponíveis na biblioteca

As Últimas Quatro Coisas - Paul HoffmanMorte, julgamento, céu e inferno. Estas são As Últimas Quatro Coisas a que o personagem de Paul Hoffman se apega na continuação da trilogia A Mão Esquerda de Deus, publicada pela Suma de Letras. 
De volta ao Santuário dos Redentores, Cale é informado pelo General Bosco de que a destruição da humanidade é necessária. Seria a única maneira de corrigir o maior erro de Deus e de alcançar os objetivos de Bosco, dentre eles, transformar um simples garoto em um destruidor impiedoso. O papel de Cale é fundamental nesse processo: ele é a Mão Esquerda de Deus, o Anjo da Morte. O poder absoluto está ao seu alcance, e o impressionante aparato militar dos Lordes Redentores é sua maior arma, que ele manipula com destreza. 
Mas talvez nem mesmo os Redentores consigam controlar Cale por completo. O menino que é capaz de ir da bondade à violência mais brutal num piscar de olhos é certamente capaz de aniquilar os inimigos da fé como se espera dele - mas a alma deste jovem é muito mais estranha e imprevisível do que seus mentores podem esperar. 
No romance, Paul Hoffman dá novas dimensões a seus personagens, proporcionando uma maior compreensão de suas ações, e lança a seguinte questão: quando chegar a hora de decidir o destino do mundo, de garantir a destruição da humanidade ou poupá-la, o que Thomas Cale fará? Irá expressar a vontade de Deus com a ponta de sua espada ou perdoará seus iguais - e a si mesmo? 
"Um novo clássico" - Daily Express 
4 de Julho - James Patterson
"Ela não teve escolha e agora está no banco dos réus. Um novo desafio para o Clube das Mulheres contra o Crime."
Uma policial exemplar. A tenente Lindsay Boxer não podia vacilar: era matar ou morrer. Ela estava na mira de uma arma. Se não puxasse o gatilho da sua pistola, a Polícia de São Francisco perderia um dos seus melhores oficiais. Lindsay não teve dúvida, afinal era legítima defesa. O resultado: uma adolescente morta, uma cidade dividida e a tenente no banco dos réus. 
O julgamento que pode mudar uma vida. Antes de ser levada a júri, Lindsay resolve descansar na pitoresca Half Moon Bay. Mas não é exatamente descanso o que ela encontra. Uma série de crimes vem assustando a pequena cidade. Não há pistas nem testemunhas. Porém um detalhe intriga a tenente e pode ter ligação com um caso jamais resolvido. 
As cartas já estão na mesa. Com a ajuda das amigas Claire e Cindy nas investigações, Lindsay corre contra o relógio para deter a onda de assassinatos. Enquanto isso, conta com o auxílio da advogada Yuki Castellano para provar que é inocente da acusação que pesa sobre seus ombros. 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Novo livro da série "Fallen" está disponível para empréstimo

Paixão - Lauren Kate
Um Romance da Série Fallen
Antes que Luce e Daniel se conhecessem na Sword & Cross e tivessem lutado contra Imortais e Párias, eles viveram muitas vidas. O amor de Luce por Daniel é mais forte do que tudo, exceto, talvez, pela necessidade de saber mais sobre a história dos dois e as razões por trás da maldição que atormenta suas vidas. 
Levada por um impulso irracional, Luce se arrisca ao mergulhar em um Anunciador e começa a atravessar os séculos. Ao encontrar versões passadas de si mesma e de Daniel, vai recolhendo pistas que podem ajudá-la a compreender seu destino. Paixão é o terceiro volume da série Fallen, sucesso mundial e best seller do New York Times. Os livros anteriores, Fallen e Tormenta, estão na lista do NYT há mais de seis meses. 
- Os direitos de adaptação da série para o cinema já foram vendidos para a Disney. Atualmente, o ator cotado para viver o protagonista Daniel é o ator Liam Hemsworth, namorado da atriz e cantora Miley Cyrus. 
- A autora Lauren Kate é um dos grandes nomes confirmados para a Bienal do Rio em setembro e fará um book tour pelas cidades de São Paulo, Curitiba e Florianópolis.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Coleção "Deixados para trás" está disponível na biblioteca para empréstimo

A coleção Deixados Para Trás de Tim Lahaye e Jerry B. Jenkins,  é uma das séries de ficção mais lidas no mundo. A coleção reúne ficção cristã, ação e suspense numa história baseada no Apocalipse bíblico. 
Deixados para Trás Milhares de pessoas desaparecem misteriosamente. A resposta surge, quando descobrem que o juízo final chegou.
Comando Tribulação É formado o Comando Tribulação para enfrentar o anticristo durante os sete anos mais caóticos da história do planeta.
Nicolae Nicolae Carpathia, o Anticristo, chega ao poder e torna-se sinônimo de terror e violência, enquanto a ira de Deus desaba sobre a Terra.
A Colheita A escolha está feita. No 21º Mês após o arrebatamento, um terremoto assola a terra. O mundo é obrigado a decidir de que lado vai ficar.
Apoliom O Comando Tribulação reúne-se em Israel para a grande Conferência. Apoliom, o principal demônio do abismo, lidera a praga dos gafanhotos demoníacos.
Assassinos Um exército de cavaleiros sobrenaturais extermina um terço da população. O Comando Tribulação torna-se, definitivamente, um grupo clandestino.
O Possuído O anticristo é assassinado. Ao fim de 3 dias, ele ressuscita, possuído pelo demônio.
A Marca Nicolae, está de volta agora possuído pela própria besta. Todos são obrigados a portar seu nome ou número na testa ou na mão. A perseguição cristã intensifica-se.
Profanação Depois de sua ressurreição, Nicolae entra em Jerusalém imitando a entrada triunfal de Cristo. Com mais uma perda no Comando Tribulação, os "rebeldes" necessitam desenvolver novas táticas para sobreviver e combater o demônio da besta.
O Remanescente A vingança do anticristo. Seus inimigos aglomeram-se no lugar ideal para uma destruição em massa. Ninguém poderá sair vivo dali, a não ser por um milagre.
Armagedom É chegada a Batalha do Armagedom. O Anticristo, desesperado intensifica como nunca a perseguição aos que não aceitaram sua marca e se recusaram a adorá-lo.
O Glorioso Aparecimento Nicolae, à frente de um exército numeroso e fortemente armado, conta ação infalível e toda tecnologia disponível. Há uma única esperança para aqueles que resistem às forças da Comunidade Global. 
A Vitória Final Os horrores da tribulação acabaram e Jesus Cristo consolidou o seu reinado na terra. Quando Satã é liberto da prisão de mil anos, ele levanta seus seguidores para o último conflito entre o bem e o mal.