quarta-feira, 27 de julho de 2011

Novos livros de literatura infanto-juvenil disponíveis na biblioteca para empréstimo

História em 3 Atos - Bartolomeu Campos de Queirós
Nessa História em 3 atos ele faz o que gosta e sabe: usa com maestria a sua capacidade de lidar com as palavras, para torná-las um instrumento lúdico. O livro é enriquecido com as belíssimas ilustrações do premiado artista plástico André Neves.


O verde brilha no poço - Marina Colasanti
No poço de exaustão de um prédio de apartamentos, uma semente germina, alheia ao concreto que a circunda. De repente, os moradores se dão conta que uma árvore cresce nas dependências do edifício. Ilustrações da autora.


O homem que não podia olhar para trás - Nelson Saúte
Neste conto infanto-juvenil, Nelson Saúte, jovem e talentoso autor moçambicano, inspirou-se, para criá-lo, na história "O homem chamado Namarasotha", contado a Elisa Fuchs por César Intupa, e inserido no livro "Contos populares moçambicanos". Ilustrado por Roberto Chichorro, artista plástico moçambicano, a narrativa retrata a peregrinação de Abdala Mussa pelas terras da África.


O marido da mãe d' água , A princesa e o gigante - Luís da Câmara Cascudo
Dois contos coletados por Câmara Cascudo e editados para o público infanto-juvenil. O primeiro traz a história da mãe d´água que, ao ajudar um pobre pescador, se apaixona por ele. No outro conto, três irmãs são raptadas e o irmão corre o mundo para resgatá-las.


O rei que mora no mar - Ferreira Gullar
O poeta Ferreira Gullar conta, em belos versos, a lenda da praia dos Lençóis, no Maranhão. Ilustrações de Rogério Borges.


Tumim, o passarinho - Carlos Nejar
Este livro conta de maneira sensível a relação de amizade entre um menino e seu amigo passarinho.


O papagaio real - Luís da Câmara Cascudo
Câmara Cascudo buscou estas histórias nas fontes da memória e da imaginação popular. Histórias contadas e recontadas, nos mais diferentes pontos do mundo, para delícia das crianças de qualquer idade.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Livro "Estrela da Noite" está disponível na biblioteca

Estrela da Noite: Os Imortais: Volume 5 - Alyson NoëlCerta de que Ever é responsável pela morte de Roman, Haven está determinada a destruí-la. Seu primeiro passo é separá-la de Damen, e, para isso, conta com a arma ideal: um segredo terrível sobre suas vidas passadas, que lançará uma nova luz sobre o relacionamento de Ever e Jude. 
Obrigada a enfrentar seus maiores medos com relação ao companheiro que escolheu para a eternidade, Ever é lançada em um combate mortal contra Haven, que poderá significar a destruição de todos. É chegado o momento de se questionar: para sobreviver, ela seria mesmo capaz de condenar Haven à escuridão de Shadowland? E será que todo o seu futuro com Damen poderia mesmo depender de uma revelação do passado? 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Novos livros disponíveis na biblioteca para empréstimo

O Beijo Escarlate - Lara Adrian
Unidos pelo sangue e por sombrios segredos, eles mergulham em um mundo repleto de perigos e prazer intermináveis.
Tess Culver é uma sensual veterinária que se envolve com um desconhecido ao tentar salvá-lo. Ela luta pela vida de Dante que não é realmente um homem, e sim um dos guerreiros da Raça dos vampiros, que estão envolvidos em uma batalha desesperada. Em um momento único repleto de sensualidade, Tess invade seu mundo - um lugar obscuro em que gangues de vampiros renegados espreitam pela noite, causando terror por onde passam.
Aterrorizado por visões de um futuro sombrio, Dante vive e luta como se não houvesse amanhã. Tess é um contratempo de que ele não precisa - mas agora, com seus irmãos sob ataque, Dante deve protegê-la de uma ameaça crescente que inclui ele mesmo. Pois, com um beijo imprudente e irresistível, Tess se torna parte importante de seu reino no submundo. Ligados por um vínculo de sangue, Dante e Tess precisam se unir para acabar com inimigos letais, enquanto descobrem uma paixão que transcende às próprias fronteiras da vida. 


Queimada - P.C. Cast e Kristin Cast
A obra Queimada é o sétimo livro da aclamada série House of Night, que já vendeu mais de 10 milhões de livros em todo o mundo. Segundo as autoras a saga de Zoey será contada em 12 livros. O sexto livro, Tentada, permanece na lista dos mais vendidos dos principais jornais e revistas do país.
E tudo indica que a saga de Zoey será contata também nas telas do cinema. Os direitos da série foram comprados pela Empire Pictures. O roteiro já está pronto e foi escrito por Kent Dalian. 
"As coisas ficaram pretas na Morada da Noite. A alma de Zoey Redbird se despedaçou. Com o coração partido, vendo tudo ao seu redor desmoronar e com vontade de ficar para sempre no mundo dos mortos, Zoey está sumindo a olhos vistos. Parece cada vez mais difícil ela se recuperar a tempo de reencontrar seus amigos e recolocar as coisas em seus devidos lugares. Stevie Rae, melhor amiga de Zoey, quer ajudá-la, mas está enfrentando problemas seríssimos. 
Os Novatos Vermelhos do Mal estão pisando na bola e, dessa vez, nem Stevie Rae poderá protegê-los das consequências. No meio desta confusão está Aphrodite: ex-novata, patricinha podre de rica, bruxa do inferno convicta (e com muito orgulho), tendo visões que revelam o futuro e, para piorar, com Nyx resolvendo falar por meio dela, quer ela queira ou não. A lealdade de Aphrodite pode oscilar em várias direções, mas, no momento, é o destino de Zoey que está em jogo.
Três garotas... brincando com fogo... se elas não tomarem cuidado, vão acabar Queimadas."


Série  Beijada por um Anjo - Elizabeth Chand
Beijada por um Anjo: Vol. 1
"Ivy acreditava e confiava nele como jamais tinha confiado em alguém. Um dia criaria coragem para dizer, com todas as letras, eu te amo Tristan "
O nadador Tristan era o rapaz mais popular da escola e habitava o imaginário de todas as meninas da cidade. Na verdade quase todas, menos Ivy Lyons. 
Ivy só queria a companhia dos anjos. Seu preferido, desde menina, era Tony, o anjo da água, desde que o chamou pela primeira vez ao cair em uma piscina, sem saber nadar. A paixão envolvente, o companheiro ideal e a crença nos anjos são interrompidos no dia em que Tristan sofre um acidente. 
Uma linda história de amor interrompida cedo demais...


Beijada Por um Anjo: A Força do Amor - Vol. 2 
"Sei que o perdi... Tristan está morto. Jamais poderá me abraçar novamente. O amor termina com a morte." 
Ivy e Tristan foram feitos um para o outro. 
Eles discordavam apenas em um ponto: Tristan nunca acreditou em anjos. Ivy, por sua vez, fez dos anjos seus protetores nos momentos mais difíceis. 
E quando Ivy sente ter encontrado o amor de sua vida, um acidente muda o rumo desta história, fazendo com que Ivy questione a existência de algo que era certo em sua vida, os anjos. Uma linda história de amor interrompida cedo demais... 


Beijada Por um Anjo: Almas Gêmeas - Vol. 3 
"Rezei para ter mais uma chance com você, para dizer o quanto te amo e para dizer que vou continuar te amando."
Tristan Ivy está de volta às aulas e, como já era de se esperar, todos estão de olho na garota que estava com Tristan Carruthers na noite em que ele morreu. 
Tentando voltar a sua vida normal, acontecimentos estranhos deixam Ivy assustada. O quebra-cabeça começa a ser montado, mas para que ela descubra toda a verdade e livre-se do perigo constante que a rodeia, ela precisa da ajuda de Tristan. 
Mas ainda há uma grande dúvida no coração de ambos: se Tristan salvar Ivy isso significa que sua missão na Terra terá terminado?


1001 Livros para Ler Antes de Morrer - Peter Boxall
A arte de contar histórias é intrínseca à natureza humana - seja para transmitir conceitos morais, registrar acontecimentos históricos, relembrar a vida de uma grande personalidade, por puro entretenimento, ou, como Sherazade, para viver por mais um dia. 
Desde As mil e uma noites, as narrativas de ficção exercem grande fascínio e influência sobre as pessoas. Seduzidos pela leitura, inúmeros jovens descobriram seu talento e se tornaram escritores. Livros inspiram outros livros numa progressão tão espantosa que fica difícil para qualquer um acompanhar todas as opções disponíveis. 1001 livros para ler antes de morrer reúne algumas das obras de ficção de maior impacto da história.
De clássicos como Dom Quixote, de Cervantes, e Os Lusíadas, de Camões, até os mais recentes e inovadores, como Almoço nu, de William Burroughs, e Tudo se ilumina, de Jonathan Safran Foer, você encontrará aqui títulos que marcaram época, dos mais diversos estilos e para todos os gostos. Com resenhas elaboradas por uma equipe de escritores, críticos literários e jornalistas internacionais, este livro poderá guiá-lo pela história da literatura mundial. 
E, para darmos mais destaque à produção literária de língua portuguesa, incluímos nomes como Aluísio de Azevedo, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Mia Couto. Não importa se você está escolhendo sua próxima leitura, tentando encontrar o presente ideal para um amigo ou se deseja conhecer um pouco mais sobre grandes obras e seus autores, 1001 livros para ler antes de morrer é perfeito para todos os que gostam de ler. 


501 Grandes Escritores: Um Guia Abrangente sobre os Gigantes da Literatura - Julian Patrick
501 Grandes Escritores reúne os maiores nomes da literatura mundial, desde Homero aos nossos contemporâneos, passando por todos os movimentos e estilos. Esta coletânea indispensável a qualquer biblioteca oferece uma avaliação crítica do conjunto da obra de cada autor e explica por que eles merecem ser lidos ainda hoje. 
Os escritores aqui presentes foram escolhidos por fatores como reconhecimento de público e crítica, originalidade e influência intelectual. Entre eles não estão apenas os que escreveram poesias ou romances - de forma democrática, nossa seleção abarca os mais diversos gêneros, incluindo ficção científica e infantojuvenil, memórias e autobiografias, contos e novelas, peças e ensaios, entre outros. 
Apresentados em ordem cronológica, os 501 autores formam um painel do desenvolvimento da literatura ao longo de mais de dois milênios de história. Ricamente ilustrados por fotos, desenhos, pinturas e capas, os artigos constituem uma leitura envolvente e informativa. 
Para dar maior destaque à literatura brasileira, além dos três autores que já apareciam na edição inglesa, incluímos nesta edição 24 nomes consagrados, entre eles Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. 
Organizado pelo professor Julian Patrick e redigido por uma equipe internacional formada por críticos literários, autores, professores e jornalistas, 501 Grandes Escritores abarca uma gama eclética de gênios que mudaram o curso da literatura. 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Novos livros de literatura infanto-juvenil disponíveis na biblioteca para empréstimo

Música - Raquel Coelho
A história da música contada num texto abrangente e informativo, permeado de ilustrações criativas montadas com diversos materiais - papel, tecido, sucata -, contando um pouquinho de cada ritmo e das influências que a música brasileira sofreu ao longo da história.
"Existem muitas maneiras de se trabalhar com esses livros da coleção No Caminho das Artes em sala de aula. A melhor delas é usar o livro de atividades que acompanha cada título. Nesses cadernos de atividade, eu proponho brincadeiras, exercícios, coisas para brincar e experimentar, que podem ser realizadas em casa ou na sala de aula. Muitas atividades funcionam bem em grupo e acho que é uma boa forma de estimular a colaboração e o companheirismo entre as crianças. O livro também pode ser usado como ponto de partida para ensinar outras coisas, como história, mudanças, invenções, e assuntos que envolvam cultura e sociedade. Tudo depende da criatividade do professor!" conta a autora Raquel Coelho.


João e Maria - Jacob Grimm e Wilhelm Grimm
Para leitura de todas as idades, este livro de imagem, adaptado por Taisa Borges, faz uma homenagem à obra dos autores de contos de fadas germânicos, em quadros abertos a múltiplas leituras, enriquecidos pelo diálogo com as artes plásticas e com a memória oral.


O Rouxinol e o Imperador - Hans Christian Andersen
O Rouxinol e o Imperador é uma das mais conhecidas histórias de Hans Christian Andersen. Trata com simplicidade de temas complexos, como as relações de poder e hierarquia, a superficialidade das cortes antigas em contraponto com a beleza do mundo natural e as trocas possíveis entre os seres de diferentes classes sociais. A leitura imagética de Taisa Borges para este conto de fadas faz parte das comemorações mundiais pelo bicentenário do nascimento de Andersen, comemorado no dia 02 de abril deste ano. Os livros de imagens são uma área pouco explorada no mercado editorial, mas alguns autores brasileiros já deram o exemplo que merece ser seguido por autores novos e dedicados como Taisa.


A Bela Adormecida - Taísa Borges
Este terceiro livro da coleção Livro de Imagem traz o texto original de Charles Perrault na releitura imagética de Taisa Borges, autora de João e Maria e O Rouxinol e o Imperador, com o qual foi agraciada com o prêmio de Melhor livro de imagens de 2005 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A bela adormecida fecha o ciclo de homenagens aos contos de fadas, uma leitura impressionante para Taisa, que afirma: 
"Eu nunca tinha ouvido falar do final original descrito por Perrault, em que a mãe do príncipe é um ogro e deseja comer os próprios netos, acabando no caldeirão por suas maldades. O que nos encanta como leitores é a qualidade dos textos orais descritos na sua versão integral do século XVII". 


Reencontro com o menino poeta - Henriqueta Lisboa
Henriqueta Lisboa nasceu em 1901, e foi pioneira na criação de poemas para as crianças. Sua poesia capta o universo infantil com leveza e transforma-o em uma atmosfera sonora, marcada por um ritmado jogo de palavras. Aproximar a criança da poesia é colocá-la em contato com os seus sentimentos, sensações e emoções. Significa criar um diálogo sensível, prazeroso com ela mesma e com a realidade a sua volta.


Para Olhar e Olhar de Novo - Eliana Pougy
Este livro desperta o interesse do leitor para a arte, as obras de arte e os artistas de modo simples e poético. A história conta a aventura de um ponto e explora os elementos que estruturam a linguagem visual, fazendo com que o leitor descubra o que é arte, brincando.

Traquinagens e estripulias - Eva Furnari
Na Primeira Historia, um Menino Consegue Atropelar Pessoas e ate um Caramujo num Desastrado Passeio de Patins. em Outra, um Lepido Coelhinho da um Baile em Tres Amigos que nao Conseguem pegá-lo.


A bruxinha e o Godofredo - Eva Furnari
A bruxinha recebe a visita curiosa de um personagem bem intrigante. Entra em cena Godofredo, que já chega louco para roubar a varinha mágica.


O beijo da palavrinha - Mia Couto

Conto infanto-juvenil de Mia Couto, um dos grandes nomes da literatura moçambicana, ilustrado por Malangatana, renomado artista plástico do mesmo país.



Com vocês, Klimt! - Bérénice Capatti
Gustav Klimt nasceu em Viena, Áustria, no final do século XIX. Ele foi um dos mais brilhantes ícones da vanguarda artística vienense e é hoje muito admirado pela sensualidade das mulheres que representa. As marcas registradas de sua pintura são o uso de ouro, a rica ornamentação e a combinação de erotismo e terror.

Relatório Estatístico – Junho / 2011

 Atendimento ao público – segunda à sexta-feira – 08:00h às 17:00h

b)     Seleção e aquisição:

Tipo de Material
Compra
Doação

Livros
7
93
Revistas
12
155
Gibis
6
--------------
Jornais
Assinatura Folha de S.P
8
Cds/DVDs
----------------
------------------
Apostilas
-----------------
09
Outros
------------------
04 livros em Braille


c)      Livros processados no mês: 39

d)      Total de livros no acervo: 30.614

e)      Revistas processadas no mês: 61

f)       Total de revistas no acervo: 3.186

g)      Total de gibis (histórias em quadrinhos): 1.758

h)      Nº de empréstimos no mês: 1.097

Total no ano* : 6.561

i)       Total de consultas no mês: 144

Total no ano*: 989

j)        Frequencia de leitores no mês: 491

Total no ano*: 2.792

k)      Nº de sócios inscritos no mês: 23

Total no ano*: 116

Total de sócios inscritos na biblioteca: 7.518

Novas aquisições

- FALETTI, Giorgio  – “ Eu sou Deus”
- FANTASKEY, Beth – “Como se livrar de um vampiro apaixonado”
- MEDEIROS, Martha – “Fora de mim”
- LOBÃO – “Lobão: 50 anos a mil”
- BECK, Glenn – “ A janela de Overton”
- NÖEL, Alyson – “ Radiante”
- GRISHAM, John  - “A confissão”

Livros mais procurados

- ADRIAN, Lara – “O beijo da meia-noite”
- FITZPATRICK, Becca – “Crescendo: Hush, hush”
- SPARKS, Nicholas - “Querido John”; “O milagre”, “Diário de uma paixão” e “A última música”.
- SMITH, L.J. – “Série Diários do Vampiro”
- MEYER, Stephenie.  “Amanhecer”
 - CAST, P.C e CAST, Kristin – “Série House of Nigth”
- PARRIS, S.J. – “Heresia”

- RAYBURN, Tricia – “Sereia”

- GOMES, Rafael – “Tudo o que é sólido pode derreter”

- ELDER, Janet – “Huck”

- LORE, Pittacus – Série Os legados de Lorien - “Eu sou o número quatro – vol. 1”

- EDWARDS, Kim – Lago dos sonhos

- GIFFIN, Emily – Questões do coração

- LUFT, Lya – A riqueza do mundo

- MARTIN, George R. R. – Série As crônicas de gelo e fogo: “A guerra dos tronos – vol.1” e

 “A fúria dos reis – vol. 2”

- CURY, Augusto – Mulheres inteligentes, relações saudáveis

- KATE, Lauren – “Tormenta”
- CARTWRIGHT, Sarah Brakley – “ A garota da capa vermelha”
- COBEN, Harlan – “Cilada: Ninguém consegue escapar das próprias mentiras”
- SHELDON, Sidney; BAGSHAWE, Tilly –“Depois da escuridão” e  “A Senhora do Jogo”
- GASPARETTO, Zibia – “ Eles continuam entre nós: volume 2” e “Se abrindo pra vida”
- NÖEL, Alison – Série Os Imortais: “Terra de Sombras – vol. 3 e  “Chama Negra – vol. 4”
- RICE, Anne – “Tempo dos anjos”
- TORRE, Toni de la – “ Dr. House; um guia para a vida”
-  SPOHR, Eduardo – “A batalha do Apocalipse”
- MEZRICH, Ben – “Bilionários por acaso - A Criação do Facebook”

Livros infanto-juvenis mais procurados:

- MYRON, Vicki; WITTER, Bret – “Dewey: o gato da biblioteca”

- HILLYER, Lexa – “Rio”

- RIORDAN, Rick – Série Os heróis do Olimpo: “O herói perdido – vol. 1”

- RIORDAN, Rick.-  “A Pirâmide Vermelha”  e “Coleção Percy Jackson e os Olimpianos” – volumes 1 a 5

- KINNEY, Jeff - “Diário de um banana” – volumes 1,2,3 e 4”
- DEBS, Paulo – “Felisbela cara de...”
- ROCHA, Ruth – “O amigo do Rei”


Josiane Cristina da Silva Alves
              Bibliotecária – CRB-8/8360