terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dica do funcionário: O Meu Pé de Laranja Lima

A dica do funcionário nessa semana é da Marcinha. Ela indica um clássico brasileiro, que há anos encanta gerações.
Meu pé de laranja lima é um romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcellos e publicado em 1968.
Foi traduzido para 32 línguas, publicado em 19 países e adotado em escolas.
Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, As irmãs mais velhas tomavam conta dos irmãos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.
Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis que o seu tio lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer travessuras pela rua, a pregar peças aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes fatores e o fato de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa.
Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima. Inicialmente a idéia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família.


A história de José Mauro de Vasconcelos ficou muito conhecida pelas adaptações realizadas no cinema, teatro e televisão. Em 1970, o livro virou filme, dirigido por Aurélio Teixeira. No mesmo ano, a extinta Tv Tupi apresentou a novela "O Meu Pé de Laranja Lima", escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Carlos Zara. Tinha Eva Wilma no elenco como Jandira, a irmã mais velha de Zezé, e Cláudio Correa e Castro como Manuel Valadares, o Portuga, personagem fundamental na histõria, um velho português que se aproxima de Zezé e tem com ele uma linda relação de amizade. Em 1980, a Rede Bandeirantes utilizou o texto de Ivani Ribeiro e produziu a mais bonita versão da história para telenovela, cultuada até hoje pelos noveleiros de plantão. O papel de Portuga dessa vez coube a Dionísio Azevedo. O menino Alexandre Raimundo ficou famoso na época no papel do menino Zezé. Em 1998, a Band produziu mais uma versão da história, a última até hoje, com Caio Romei, Gianfrancesco Guarnieri e Regiane Alves no elenco. 
Uma novo filme baseado no livro está sendo produzido em Minas Gerais pelo diretor Marcos Bernstein, com produção da Pássaro Filmes. Tem José de Abreu no elenco como Portuga, e João Guilherme Ávila como Zezé. O longa metragem deve estrear em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário